segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

TOCOGINOCOLOGIA


diploma_peq11.jpgDepois de tentar obter o registro de médico apresentando um diploma falso, Ageu Barbosa Gomes participou, no último sábado, da 3ª Etapa da Copa Honda Enduro de Regularidade, que reuniu pilotos do Maranhão e do Piaú, em Bacabal. A tentativa de fraude foi denunciada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), na última sexta-feira, à Secretaria de Segurança Cidadã e foi abordada em matéria publicada no dia segunte pelo jornal  O Estado do Maranhão (Polícia, página 8).
Ageu foi um dos competidores da categoria iniciantes do rally. Em matéria veiculada pela Assessoria de Imprensa do evento, ele deu a seguinte declaração: “sou bom de matemática pura, essa é uma prova em que temos que usar o raciocínio seguindo as instruções e controlando o tempo”, assinalou o falso médico, que, de acordo com informações do Cadastro de Conselhos de Saúde, publicado no site www.formsus.datasus.gov.br, é presidente do Conselho Municipal de Saúde de Bom Lugar, localizado na rua Manoel Severo, no Centro daquele município. 
Pelo que se observa no depoimento, Ageu tem tendência a enxergar as coisas com simplicidade. Talvez movido por seu pragmatismo, ele achou que fosse fácil atuar como médico, com especialidade em tocoginecologia (*), mesmo sem ser graduado em curso superior. Demonstrando, ao mesmo tempo, ousadia e ingenuidade, apresentou um diploma forjado (foto: Flora Dolores) contendo uma série de informações falsas.
O erro mais gritante teve como vítima o professor-doutor Natalino Salgado, reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituição usada pelo falsário para tentar legitimar sua fraude. No documento forjado, é visível a tentativa de Ageu de usar o nome do reitor ao mencionar um tal Francisco Natalino Salgado como pró-reitor de Graduação Acadêmica da UFMA, acrescido da respectiva rubrica, cometendo, assim, dois equívocos: informar o nome de Natalino errado e atribuir-lhe um cargo que não existe na estrutura organizacional da universidade.
(*) = tocologia .- estudia las vias de interrumpcion del embarazo

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse rapaz foi Secretário de Saúde 8 anos em Bom Lugar onde fez uma revolução na saúde desse município, foi Técnico de Saúde Preventiva 2 anos no Departamento de Saúde Preventiva de Lago da Pedra, foi braço direito por 4 anos do Prefeito da Lagoa Grande do Maranhão que é médico, foi Técnico dos Programas de Saúde de Conceição do Lago Açu, inscrito no formsus.datasus do Ministério da Saúde, pessoa de índole inabalável, excelente pai de família, que devido ao seu caráter inexorável principalmente em relação a podridão da política deste estado, é que se tornou vítima dessas calúnias e difamações arquitetadas, e que até o momento a Policia Federal não encontrou nenhum ato ilícito que desabone a sua conduta moral e civil de cidadão. Jamais essa pessoa com tanto experiência cometeria um ato desse nível pra envergonhar sua família!