quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

GABRIELE EMÍDIO, VÍTIMA DA INDIFERENÇA MÉDICA



CRM vai apurar morte de jovem em hospital de São José dos Campos

Família de Gabriele Emídio, 22, acusa unidade particular de negligência.
Polícia Civil investiga o caso; diretor diz que atendimento foi adequado.

Do G1 Vale do Paraíba e Região

Vítima de negligencia em São José dos Campos (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Jovem Gabriele Emídio morreu no último sábado,
em São José. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
O Conselho Regional de Medicina (CRM) informou na tarde desta terça-feira (26) que vai abrir uma sindicância para apurar a morte da jovem Gabriele Emídio, de 22 anos, no Hospital São José, em São José dos Campos. A família acusa a unidade particular de negligência médica, já que no último sábado (23) a mulher foi atendida no pronto-socorro com sintomas de virose e morreu horas depois.

Segundo a assessoria do CRM, em casos de denúncias feitas contra profissionais da saude, a primeira etapa da sindicância consiste em coletar provas, como prontuários, receitas, laudos e outros documentos, além de manifestação escrita e, se houver necessidade, ouvir as pessoas envolvidas. Se, durante a fase de sindicância, forem constatados indícios de infração ética, que é o descumprimento de algum artigo do Código de Ética Médica, passa-se à fase da instauração do processo ético-profissional.
Neste momento, o denunciado é notificado, e, assim como o denunciante, tem a oportunidade de apresentar sua defesa. Concluída essa etapa, o próximo passo é o julgamento. Se culpado, dependendo da ordem de gravidade do caso, o profissional recebe uma entre cinco penas que vão desde advertência à cassação do exercício profissional. Se não forem comprovados indícios de infração, a denúncia é arquivada.

A Polícia Civil também investiga o caso e instaurou um inquérito para apurar se houve negligência, imperícia ou imprudência no atendimento à Gabriele. De acordo com o delegado Fábio de Carvalho, o hospital já foi notificado para informar quem eram os funcionários que estavam de plantão no dia da morte da jovem. Com a resposta, a polícia deve intimar os envolvidos a prestar depoimento. De acordo com o delegado, isso deve ser feito dentro de 10 dias.
A polícia pediu ainda um laudo necroscópico junto ao Instituto Médico Legal para descobrir a causa da morte de Gabriele. Segundo o IML, o prazo de entrega do laudo é de 30 dias. O delegado Fábio de Carvalho afirma que tem experiência em casos como esse e assegura que a conclusão do caso deve levar aproximadamente seis meses.
O caso
Gabriele Emídio morreu no último sábado (23) horas depois de dar entrada no Hospital São José. A mãe da jovem, Eliana Emídio conta que, depois de ser liberada, a filha só piorou. Manchas apareceram pelo corpo dela e a jovem precisou voltar ao hospital na madrugada de domingo (25). "Chegando lá o médico já veio e como ela estava muito cansada colocou ela no oxigênio. Entramos 2h, chamei o médico umas três vezes e disseram que só iriam avaliar de manhã", afirmou a mãe.
A família reclama da falta de informações por parte do hospital e diz que, quando o médico voltou para avaliar o quadro de Gabriele, já era tarde. "Demoraram demais, demais. Minha filha cheia de mancha, levantei a blusa dela e ele viu aquelas mancha grandes. Ai ele falou já vamos entrar com ela para sala de emergência", afirmou o pai Valdir Donizete Saes. Os pais registraram um boletim de ocorrência contra o hospital.

Outro lado
O diretor do hospital afirma que a paciente recebeu atendimento médico adequado. "Ela continuou com sintomas inespecíficos, não dava para imaginar a gravidade do caso pelos sintomas iniciais. Ela recebeu novamente medicações analgésicas, hidratação e foi colocada em observação", explicou Ricardo Ribeiro, diretor clínico do hospital São José.
Ele diz ainda que a jovem estava sendo monitorada durante o período em que ficou no hospital. "Em nenhum momento houve ausência do médico. Infelizmente, a paciente apresentou um quadro, uma patologia grave. Ela teve uma evolução em torno de 12 horas. É uma evolução bastante rápida e mostra que a doença que ela tinha era grave. Infelizmente a medicina não é uma ciência exata, a gente não consegue às vezes fazer o diagnóstico. O diagnóstico muitas vezes só vem depois do serviço de verificação de óbito ou do IML"

ACESSEM:- http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/02/crm-vai-apurar-morte-de-jovem-em-hospital-de-sao-jose-dos-campos.html
.

Nenhum comentário: