domingo, 3 de fevereiro de 2013

A DEPRESSÃO E OS NOVOS EMPREENDEDORES


NOSSA REGIÃO
February 3, 2013 - 00:35

Demissão pode gerar boas oportunidades profissionais

Trabalhadores mostram o que fizeram para sair da condição de demitidos para empregadores
Xandu Alves
São José dos Campos

Um dia demitido. Outro dia empregador. Essa é mudança vivida por dezenas de trabalhadores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba que, em pouco tempo, saíram da condição de desempregados para a de empreendedores.
Como tantos outros ex-funcionários, eles ouviram a fatídica frase: “Você está demitido”. Porém, não se abateram e buscaram auxílio em órgãos públicos e privados para abrir o próprio negócio.
Do lixo ao luxo.
A demissão após 18 anos em uma empresa multinacional de coleta de lixo, da qual era subgerente administrativa com um ótimo salário, não abateu Márcia Rosa da Silveira, 41 anos, a ponto de deixá-la fora do mercado.
Ela tentou conseguir um novo emprego no mesmo patamar salarial, mas desistiu após as propostas bem abaixo do que pretendia ganhar.
Então, decidiu investir as verbas rescisórias em um negócio próprio: uma empresa de manutenção de caçambas para coleta de lixo e de entulhos.
Em 2010, nasceu a Sam Manutenção e Equipamentos no bairro Vila São Bento, região sul de São José dos Campos, em um grande galpão cheio de equipamentos pesados.
Márcia conta que, no início, a desconfiança dos homens foi o maior empecilho para o negócio deslanchar. Ela precisou vencer o preconceito até conquistar o mercado.

“Foi de cliente em cliente. Com confiança, pontualidade e qualidade no serviço. Conquistei o meu espaço numa área em que percebi poucas opções”, disse Márcia.
Aproveitando três empréstimos do BEJ (Banco do Empreendedor Joseense), ela conseguiu equipar a empresa. Saltou de um para cinco funcionários e faturamento de R$ 5.000 para R$ 40 mil. Agora, pretende investir na fabricação de caçambas.
“Perder o emprego não é o fim do mundo. É triste e pode ser problemático em alguns casos, mas também faz surgir uma oportunidade de empreender”, diz Márcia.
Formiga.
O estudante Vinícius Barros, 18 anos, trabalhava em uma ótica quando perdeu o emprego. Ao invés de se abalar, optou por estudar uma forma de dar a volta por cima, mas não como empregado.

Desemprego na indústria - Vinicius, novas áreas

Com ajuda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São José, ele conseguiu uma vaga na Galeria do Empreendedor do bairro Putim, na região sudeste da cidade.
O ‘Formiga Café’ é um espaço confortável e tranquilo para encontros regados a bolos, tortas, salgados e, claro, um bom café expresso. “Não havia um lugar assim no Putim”, diz Barros, que quer contratar um funcionário e expandir a loja.

Meus sinceros parabéns a estes novos empreendedores e que sempre tenham sucesso, mas a coisa não é bem assim ou nada assim!Existem pessoas e com razão que entram em profunda depressão(*) e a depressão ocasiona outros males bem mais letais, tanto para os próprios como para quem convive com os mesmos. Gostaria de sugerir aos novos desempregados que sigam, se possível for, na área politica, pois senão vejamos, por exemplo da Cabide, digo câmara Municipal de Vereadores, onde temos ex- funcionário da Urbam, ex- Panasonic, ex- pastor(?), ex-isso, ex- aquilo e o pior de todos, ex- aquilo "outro"., um passo para o sucesso maior que é ser deputado estadual ou federal, prefeito, resumindo, é ser o cabeça da matilha-mór de um sistema corrompido e nojento. - (*) -Sintomas de Depressão - São sintomas de depressão: Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia - Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis- Desinteresse, falta de motivação e apatia- Falta de vontade e indecisão- Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.- A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio ou "tentar fazer justiça com as próprias mãos" - Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo- Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento- Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido- Perda ou aumento do apetite e do peso- Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo)- Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros. Pois é meus amigos... a coisa é bem mais séria!
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 03/02/2013 20:12
Pois é, dois casos em que os empreendedores se utilizaram de órgãos da administração pública municipal, já existentes, para empreender...
Comentado por Marcel, 03/02/2013 17:56
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
É expressamente proibida a postagem de comentários discriminatórios, racistas, que ofendam a imagem ou a moral ou que desrespeitem a legislação em vigor. Informamos que seu IP e seus dados serão fornecidos à Justiça, caso seja requisitado por autoridade legal.

Nenhum comentário: