quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO, OS FILHOS DE LULA?


Política

Mensalão pagou dupla sertaneja e Nizan, diz Valério

Operador do mensalão entregou à PGR número de três contas no exterior nas quais foram feitos depósitos para quitar dívidas de campanha do PT

Lula durante a cerimônia de Instalação da Comissão Nacional da Verdade, no Palácio do Planalto
Lula durante a cerimônia de Instalação da Comissão Nacional da Verdade, no Palácio do Planalto (Eraldo Peres/AP)
O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, condenado a mais de 40 anos de prisão por operar o mensalão, entregou à Procuradoria-Geral da República os números de três contas bancárias no exterior nas quais teria feito depósitos para quitar dívidas de campanha do PT com a dupla Zezé Di Camargo e Luciano e com os publicitários Nizan Guanaes e Duda Mendonça. As operações, segundo ele, ocorreram em 2005.
No depoimento prestado em 24 de setembro à Procuradoria-Geral, Valério disse que dinheiro do esquema do mensalão foi usado para pagar a dupla sertaneja e os publicitários. Nesta semana, o jornal O Estado de S. Paulo confirmou com fontes ligadas ao processo que o empresário também deixou com o Ministério Público os dados das contas bancárias.
Além de terem sido garotos-propaganda de Luiz Inácio Lula da Silva na campanha presidencial de 2002, Zezé Di Camargo e Luciano trabalharam em campanhas petistas em 2004. Nesse mesmo ano, Nizan comandou a campanha derrotada de Jorge Bittar (PT) à prefeitura do Rio - dois anos antes, tinha sido o marqueteiro de José Serra na derrota pela disputa ao Planalto.
Os dados de uma terceira conta, cujo beneficiário seria Duda Mendonça, seriam diferentes da conta nos Estados Unidos na qual o marqueteiro de Lula em 2002 admitiu receber mais de 10 milhões de reais - o publicitário foi absolvido pelo Supremo no julgamento do mensalão após ser acusado de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Duda trabalhou com petistas também no ano de 2004.
Nesta quarta-feira, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, confirmou o recebimento de documentos e depósitos entregues por Valério, mas não especificou sobre o que eles tratavam. 
Negativa - Os publicitários Nizan Guanaes e Duda Mendonça e a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano afirmaram que as acusações de Marcos Valério são falsas. "Nizan Guanaes jamais recebeu em suas contas qualquer pagamento por campanhas políticas, seja no Brasil ou no exterior. Os serviços foram prestados por suas empresas no Brasil e os registros dessas empresas estão sempre à disposição da Justiça se necessários", informou o publicitário em nota.
O advogado de Duda, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, também negou as acusações. "O que Duda recebeu ele espontaneamente falou na CPI", disse Castro, em referência à CPMI dos Correios, que investigou o mensalão e perante a qual o publicitário admitiu ter recebido pela conta Dusseldorf cerca de 11 milhões de reais.
A produtora que representa a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano refutou as afirmações de Valério. "A empresa nunca tratou as contratações realizadas pelo Partido dos Trabalhadores de forma diferenciada, ou seja, os serviços foram prestados e acordados respeitando os parâmetros de contratação aplicados em todas as outras contratações da dupla", informou a produtora.
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: