segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

FOXCONN FECHA FÁBRICA EM MANAUS


Foxconn fecha fábrica em Manaus e demite 300 pessoas

Novas regras para produção nacional teriam sido o motivo
17 de Dezembro de 2012 | 14:50h

iPad Foxconn
Na última sexta-feira, 14, a Foxconn anunciou o fechamento de uma fábrica em Manaus e a decorrente demissão de 300 pessoas. A unidade produzia peças plásticas na Zona Franca e, segundo a Folha de S.Paulo, perdeu mercado em função de novas regras adotadas pelo governo em relação ao processo produtivo básico (PPB).

A fábrica servia como principal fornecedora de peças e subconjuntos plásticos da Nokia, mas a companhia finlandesa passou a importar esses materiais da China e da Índia.

O PPB é a porcentagem de conteúdo nacional que precisa constar na produção de componentes para telefones celulares. Alterações impostas pelo governo em junho facilitaram a importação de similares, dispensando etapas de produção que ocorriam em Manaus, por isso a Foxconn decidiu encerrar as atividades.

A companhia chinesa ainda possui uma fábrica de câmeras fotográficas no Amazonas e mais seis em São Paulo. A unidade que fechou contava com 900 funcionários, sendo que os últimos saíram na sexta-feira.

"A fábrica produzia peças para 16 itens dos aparelhos da Nokia. Após a alteração [do PPB], passou a ter dez itens e chega ao fim das atividades com seis, restando para o próximo ano apenas quatro itens", disse a empresa, em nota repercutida pela Folha.

Já a Nokia disse ao jornal que o fechamento da fábrica da Foxconn não afetará sua produção.

Nenhum comentário: