sexta-feira, 23 de novembro de 2012

GEELY-VOLVO: FÁBRICA EM SANTA CATARINA


Chinesa controladora da Volvo vai abrir fábrica no Brasil

Em dezembro, representantes da Geely deverão se reunir com a presidente Dilma para discutir a vinda da empresa, provavelmente para Santa Catarina

Naiara Infante Bertão
Fábrica da Geely Automobile na província de Zhejiang, China
Fábrica da Geely Automobile na província de Zhejiang, China   (Nelson Ching/Blomberg/Getty Images)
A Geely – terceira maior montadora chinesa e controladora da Volvo – está prestes a anunciar oficialmente a construção de sua primeira fábrica no Brasil. A empresa, que já possui uma planta no Uruguai, está inclinada a instalar sua unidade brasileira em Santa Catarina, próximo ao porto de Imbituba. Sua vinda é certa, apenas a localidade precisa ser ratificada, pois outros estados estão no páreo e tentam demovê-la da ideia. A capacidade de produção da fábrica será de até 100 mil veículos por ano e o anúncio pode ocorrer no início de dezembro.
Segundo fonte ouvida pelo site de VEJA, que está envolvida com a vinda da montadora, diretores da Geely vieram duas vezes ao Brasil neste ano, sendo a última em agosto. Na ocasião, os executivos chineses reuniram-se em um almoço com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.
O governo do estado, que é o mais cotado para receber o investimento, confirmou a informação. Segundo sua assessoria de comunicação, a Geely investirá 650 milhões de reais no país para implantação da unidade que criará 1 500 empregos diretos. O primeiro contato da companhia com o estado deu-se por intermédio da Fiesc, a federação das indústrias catarinenses.
Modelos – O plano da empresa, de acordo com a assessoria de comunicação, é estar pronta para produzir já em 2015. Dois ou três modelos serão fabricados no país para competir no segmento dos chamados automóveis populares, na faixa de 22 mil a 23 mil reais. 
No exterior, a companhia tem mais de 30 modelos, sendo os mais famosos os compactos LC e o SC5. No Uruguai – único país da América do Sul onde a empresa tem fábrica hoje – são produzidos o Geely Emgrand (sedan e hatch), o Geely LC, o Geely LC Cross e o Geely CK2.
O interesse da Geely em ter sua planta brasileira vem do início do ano, mas a montadora esperava sair o novo regime automotivo para poder dar prosseguimento a seu planejamento.
Viagem à China – Há duas semanas, o ministro do Planejamento, Fernando Pimentel; o governador catarinense; o prefeito de Imbituba, José Roberto Martins; e o diretor de relações industriais e institucionais da Fiesc, Henry Quaresma, encontraram-se em viagem à China com o alto escalão da Geely, inclusive com seu presidente, Li Shufu. Na ocasião, eles reforçaram o interesse do país em receber a fábrica da montadora chinesa.
Em dezembro, provavelmente já na primeira semana, representantes da Geely devem se reunir com a presidente Dilma Rousseff – encontro ainda não confirmado e que, segundo a fonte ouvida por VEJA, está sendo agendado pelo ministro Pimentel.

Nenhum comentário: