terça-feira, 13 de novembro de 2012

BANDA LARGA: TESTE OFICIAL DA ANATEL

Teste sua banda larga móvel no site da Anatel

Basta rodar o aplicativo no próprio portal a partir de um dispositivo móvel para obter os resultados
13 de Novembro de 2012 | 12:30h
Olhar Digital



Reprodução
internet 3g+
Anatel disponibilizou nesta segunda-feira, 12, o software para aferição da qualidade da banda larga móvel no Brasil. O programa está disponível dentro do site Brasil Banda Larga e não tem necessidade de instalação, segundocomunicado oficial.

Para medir a velocidade da internet, basta rodar o aplicativo no próprio portal a partir de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) para que os resultados sejam exibidos. Além do software, os usuários de Android também podem baixar na Google Play o aplicativo "Brasil Banda Larga". De acordo com a agência nacional, o app para iOS estará disponível em breve.

"A disponibilização do software faz parte do projeto de medição da qualidade da banda larga, por meio do qual a Anatel pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço", diz o comunicado.

De acordo com as metas de qualidade para a banda larga - tanto fixa quanto móvel -, as prestadoras devem garantir mensalmente, em média, pelo menos 60% da velocidade contratada pelos usuários. Ou seja, na contratação de um plano de 10Mbps, a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 6Mbps.

A velocidade instantânea - aferida pontualmente em uma medição - deve ser de, no mínimo, 20% do contratado, ou seja, 2Mbps. Com isso, caso a prestadora entregue apenas 20% da velocidade contratada por vários dias, terá de, no restante do mês, entregar uma velocidade alta ao usuário para atingir a meta mensal de 60%. Esses percentuais valem até novembro de 2013, quando serão ampliados.

Faça sua aferição aqui, e lembre-se que no site do Olhar Digital você pode testar sua conexão de banda larga fixa neste link.

Nenhum comentário: