segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ROCHA MARCIANA


Exploração espacial

Robô Curiosity descobre rocha incomum em Marte

Amostra tem composição química parecida com a de rochas encontradas em regiões vulcânicas da Terra

rocha
Instrumentos do Curiosity analisaram composição química da rocha. Os pontos vermelhos mostram os locais que foram atingidos pelo raio laser disparado pelo robô (ASA/JPL-Caltech/MSSS)
A primeira rocha analisada em Marte pelos instrumentos do robô Curiosity tem uma composição química mais variada do que o esperado pelos cientistas da Nasa, a agência espacial americana. A composição da amostra, que tem o tamanho de uma bola de futebol, se parece com a de rochas pouco comuns na Terra. "Ela é muito similar a um tipo de rocha que se encontra em regiões vulcânicas", disse o pesquisador Edward Stolper, do Instituto de Tecnologia da Califórnia e um dos principais cientistas da missão.
Na Terra, estas rochas se formam no manto do planeta, debaixo da crosta, a partir da cristalização de magma, a uma pressão muito alta. "Essa é uma hipótese lógica para explicar sua origem. Mas neste momento, com apenas uma amostra deste tipo encontrada, é difícil saber se esta rocha foi produzida pelo mesmo processo que se conhece na Terra", disse o cientista.
Laboratório marciano - A rocha, que foi batizada de "Jake Matijevic" em homenagem a um cientista da missão falecido recentemente, foi examinada de forma remota pelos aparelhos do Curiosity.  A fim de obter sua composição química, foram usados aparelhos como o espectômetro de raios-X por radiação alfa (APXS), montado no braço robótico do robô, e o laser ChemCam, situado no topo do mastro do laboratório móvel. "Ela se mostrou uma pedra marciana estranha, com pouca quantidade de magnésio e ferro", afirmou Ralf Gellert, um dos pesquisadores da missão.
O Curiosity, que conta com um total de dez instrumentos científicos, também analisará em breve a composição da primeira amostra de areia marciana.
Durante um período de ao menos dois anos, a missão Curiosity irá explorar o planeta vermelho e tentar determinar se as condições passadas propiciaram ou não a vida microbiana. O robô, que pesa uma tonelada e tem seis rodas, pousou no dia 6 de agosto em uma zona denominada cratera Gale, no equador de Marte, a oito quilômetros de Monte Agudo, uma montanha de 5.000 metros de altura, destino final do robô.
(com Agência France-Presse)

Nenhum comentário: