domingo, 21 de outubro de 2012

PARQUE TECNOLÓGICO DE S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP


Nossa Região
Jornal O VALE
October 21, 2012 - 02:00

Parque Tecnológico tem até fila de espera para novas empresas

Parque tecnológico de São José dos Campos Foto: Warley Leite
Parque tecnológico de São José dos Campos Foto: Warley Leite
Com 6.000 metros quadrados, centro atual tem capacidade de abrigar 25 empresas; novo espaço já está sendo construído
Chico Pereira
São José dos Campos

O Parque Tecnológico de São José dos Campos registra fila de espera de empresas interessadas em se instalar no núcleo, localizado em Eugênio de Melo, na região leste. 
A direção do complexo atribui a atratividade do Parque Tecnológico à importância do complexo, que vem se transformando em uma das referências do país em pesquisas e desenvolvimento de novos empreendimentos.
Atualmente, o parque possui apenas um centro empresarial, com 6.000 metros quadrados e capacidade para abrigar até 25 empresas.
Diariamente, cerca de 300 pessoas circulam pelo local, diz o diretor do Parque Tecnológico, Horácio Forjaz .
Ele relatou que a procura pelo espaço é grande.
Chamada pública lançada para selecionar novas empresas atraiu seis interessados.
“Existe demanda para a implantação de novos empreendimentos, principalmente os que deixam as incubadoras e necessitam de espaço para crescer e se consolidar”, disse.
A Golden Tecnologia, empresa que há 25 anos a tua no desenvolvimento, fabricação e comercialização de corantes e produtos químicos para a indústria têxtil, é uma das interessadas que aguardam vaga para se instalar no centro empresarial do núcleo.
A empresa instalou um laboratório em um condomínio industrial próximo ao Parque Tecnológico, mas quer expandir a sua área de pesquisa para o complexo.
“O Parque Tecnológico reúne ambiente propício para a interação de empresas e para pesquisas, um dos nossos focos”, disse Lourival Flor, diretor da Golden.
Quem está instalado no parque ressalta as vantagens do espaço. “Um das vantagens é que podemos interagir com outras empresas, além de encontramos prestadores de serviços e fornecedores”, relatou Ivan Santanna, da Adventure Instruments, que desenvolve e produz equipamentos para a área esportiva.
A Adventure estava incubada no Cecompi (Centro para Competitividade e Desenvolvimento do Cone Leste Paulista) e foi a segunda a se transferir para o centro empresarial1, no ano passado.
Segundo Forjaz, 40% dos empreendimentos que ocupam o centro empresarial são da área aeroespacial. 
 Vista do Parque Tecnológico de São José, local que abriga centro de pesquisas e desenvolvimento de empresas como VSE (Vale Soluções e Energia), Embraer, Ericsson, entre outras. Unesp, Unifesp e Unifei trabalham para instalar unidades em terreno chamado de Parque das Universidades. Já o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) pode ter centro de inovação no local
Novo centro vai atrair 50 empresas
São José dos Campos
Em fase de construção, o Centro Empresarial 2, do Parque Tecnológico de São José dos Campos, vai dobrar a capacidade de abrigar novos empreendimentos empresariais e de pesquisa.
A edificação é patrocinada pelo governo do Estado e o investimento é de cerca de R$ 3,2 milhões.
O novo centro terá capacidade para abrigar até 50 empresas em uma área de cerca de 11 mil metros quadrados, dividida em dois pavimentos. 
O centro deve ficar pronto em 2014, mas a direção do Parque Tecnológico vai iniciar o processo de seleção de interessados no segundo semestre do próximo ano.
Ele terá café, lanchonete e módulos de 50 a 180 metros quadrados.

Sr. Marcel, boa tarde e ótimo final de tarde ( sem Faustão...). Admiro as pessoas de boa índole, sinceras e com certeza honesta, como o Senhor, pois delas serão o reino dos Céus. Mas até isso acontecer, sabedor que VSª é uma pessoa aplicada e idônea, temos que ter VISIBILIDADE do que lá dentro ocorre. É uma "BLACK BOX" ou não? Gostei do vosso comentário, mas, é DIREITO MEU, discordar "IN TOTUM" dos vossos argumentos. Obs:- Não pretendo criar polêmicas... o tempo dirá! Abraços Alvaro
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 21/10/2012 14:18
Srs. Alvaro e Casanova. Embora respeite a opinião dos senhores, mas acho que a visão de vocês não está correta. É verdade que as empresas incubadas não são geradoras de grande número de vagas. Mas, como o próprio nome diz, são empresas em fase inicial, cujo principal objetivo é desenvolver tecnologia. Os senhores perguntam: que grande ideia surgiu lá. Bem, te digo: várias. Porque não vão lá visitar e ver com seus próprios olhos. Não é questão de ser top secret, mas é apenas questão de que você tem que entender o ciclo de vida de desenvolvimento de certas tecnologias. Não é de uma dia para o outro que isso vira produto. existe uma organização lá dentro que ajuda as empresas da região a captar investimentos da FINEP (federal), da FAPESP, do BNDES. Não sei em 2012, mas em 2011 as empresas da cidade (e não só do Parque) captarm mais de 120 milhões só da FINEP (se não estou enganado nos números). Ocorre que a FINEP acompanha de perto o desenvolvimento dos projetos e libera inicialmente 20% do valor. Se o projeto não avança bem, o restante do dinheiro não é liberado. E mesmo para liberar o dinheiro, há uma severa avaliação da qualidade do projeto. Portanto, não é assim como os senhores dizem. Além da incubadora há um condomínio de empresas mais estruturadas que geram um número maior de empresas, sem falar a Vale soluções em Energia, laboratório da Embraer e uma faculdade de tecnologia. A avaliação dos resultados para a região de um empreendimento deste porte não pode ser feita apenas com visão de curto prazo. Na minha opinião, o futuro de SJCampos está nessa iniciativa. Futuro no sentido de SJCampos se tornar, em médio e longo prazo, menos dependente da indústria aeroespacial e da indústria de montagem. Quanto aos argumentos do senhor Alvaro citando os casos de pessoas que não conseguem recolocação na região, embora eu seja sensível aos casos, não entendo que se possa partir desse tipo de casuística para generalizar. E mais, cada um tem que olhar para si próprio e buscar seus caminhos. Eu e vários colegas de minha área, trabalhamos hoje em São Paulo capital, pois o mercado nessa área aqui é restrito. Agora, eu e esses colegas não ficamos culpando o governo, seja local, estadual ou federal, por essa situação. Eu, particularmente, tomei certas decisões tendo as informações ao meu alcance e em função dessas decisões hoje tenho que ficar longe da família durante a semana, e vou tentando montar minha estratégia para um dia tentar voltar. Paciência. O que não dá é pra ficar a vida inteira dependendo de ações paternalitas. De novo: sou sensível a essas situações, até porque já passei por elas, mas não tem sentido usar esses casos para criticar o Parque Tecnológico. Se há aspones lá. È possível que exista. Mas discordo que é "a minoria que está lá é que trabalha". Os senhores estão mal informados. Mais uma vez, sugiro que vão lá e conheçam.
Comentado por Marcel, 21/10/2012 12:08
Sr. Casanova, bom dia e ótimo domingo ao Sr. e aos seus! E a todos! Concordo em número, gênero e grau com o que VSª escreveu, em outras palavras, o pensamento de VSª é o que tenho. Sei que lá dentro de Parque Tecnológico é um verdadeiro "Guarda Roupas" de "aspones", apaniguados e pessoas que lá estão, sem terem o que fazerem (?)., Sei também que EXISTEM pessoas sérias, capacitadas e inteligentes, que lá estão pensando na excelência de uma vida melhor para a humanidade, mas o percentual é mínimo. O governo, municipal, estadual e federal, "despejam" milhões nesta local., gostaria de saber o que, quais idéias, quais descobertas, o que fizeram ou fazem de interessante para a população. Poderão até dizerem, _ É segredo, "top secret", não podemos divulgar! Acreditem se quiserem...Um adendo, " A área foi expandida de 188.000 m² para 25 milhões m² através de uma Lei de Zoneamento, e no dia 28 de dezembro de 2010 o parque foi o primeiro parque tecnológico a receber o credenciamento da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, em cerimônia na capital paulista, cumprindo os requisitos previstos no decreto n° 54.196/2009. Centros de Desenvolvimento Tecnológicos O parque possui 5 Centros de Desenvolvimento Tecnológicos (CDTs) voltados para as áreas de energia, tecnologia da informação, aeronáutica, saúde, e para recursos hídricos e saneamento ambiental. Existem também planos para criar CDTs para as áreas espacial, defesa, automotivo, e ferroviário - Wikipédia" PS:- O Sr. José Carlos, vizinho de bairro, com 52 anos, ex-funcionário da Embraer, com curso superior e outros cursos que engrandecem o seu CV, está passando, hoje, domingo, de casa em casa, nas lixeiras, procurando latinhas de alumínio para vender. Vagabundo, incapaz, ocioso? Não e Não!!! Mostrou-me as centenas de CV's enviados e entregues em empresas e comércios e até agora ( 09:43' hs)não foi chamado., Tenho na família um jovem Engenheiro Mecânico, formado em Taubaté há 10 anos, também na mesma situação, não lhe dão oportunidades e enquanto isso na câmara e em outros setores do governo municipal, verdadeiros analfabetos de pai e mãe, lá estão grudados pois "souberam" puxar o saco dos "fictícios poderosos locais". Grato por me ler. Alvaro
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 21/10/2012 09:50
Sr. Alvaro Pedro Neves Pereira, 21/10/2012 06:59, bom dia! O problema é que esse Parque Tecnológico, contempla empresas (incubadoras) com um mínimo de empregados, em geral pesquisadores e cientístas. Não são empresas de grande capacidade empregatícia, capaz de absorver a demanda trabalhadora da cidade. Se por ventura, concretizar as demissões na GMB, certamente nenhum dos operários demitidos, conseguirão alguma vaga lá dentro do Parque. Porque o perfil é outro. Ele (O parque) pode até ter a sua utilidade, mas o que São José dos Campos necessita e urgente, são empresas grandes, que arrebatam a massa operária especializada dos setores automobilisticos, aeronaúticos, alimentícios, petrolíferos etc... Espero que o novo prefeito eleito, tenha sucesso e sorte nessa empreitada, viabilizando a cidade aos novos investimentos, remodelando e/ou alterando a lei de incentivos e isenções fiscais. Porque se ele não mexer nesse quesito, a cidade continuará sem atrativos para os empresários. E continuaremos perdendo muitos investimentos para outras regiões do estado e do Brasil.
Comentado por CASANOVA, 21/10/2012 09:12
Na verdade este centro tecnológico é uma negra venda nos olhos dos joseenses, " Tem fila de espera de empresas... circulam diariamente 300 pessoas interessadas ( tem mais gente ociosa e talvez cioso circulando, total de 9.000 no final do mês) etc e tal", mas o que estamos interessados e o que a cidade precisa é de fatos concretos, não abstratos, a população quer empregos, trabalho, não conversas fiadas, quer ter o seu dinheiro no final do mês e não meia dúzias de empresas com nomes fantasias para a imprensa e o mundo publicitário/ jogadas de marketing, mamando nas tetas do governo com incentivos permanentes e sem empregarem ninguém., quando digo ninguém, são os jovens, senhoras e senhores, que precisam estarem trabalhando, fato que não acontece. Este parque tecnológico, ao meu ver a princípio, parece-me um "negócio para inglês ver"!!!Espero estar enganado e peço DESCULPAS a quem pensa diferente!.
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 21/10/2012 06:59



Sr. Casanova, bom dia e ótimo domingo ao Sr. e aos seus! E a todos! Concordo em número, gênero e grau com o que VSª escreveu, em outras palavras, o pensamento de VSª é o que tenho. Sei que lá dentro de Parque Tecnológico é um verdadeiro "Guarda Roupas" de "aspones", apaniguados e pessoas que lá estão, sem terem o que fazerem (?)., Sei também que EXISTEM pessoas sérias, capacitadas e inteligentes, que lá estão pensando na excelência de uma vida melhor para a humanidade, mas o percentual é mínimo. O governo, municipal, estadual e federal, "despejam" milhões nesta local., gostaria de saber o que, quais idéias, quais descobertas, o que fizeram ou fazem de interessante para a população. Poderão até dizerem, _ É segredo, "top secret", não podemos divulgar! Acreditem se quiserem...Um adendo, " A área foi expandida de 188.000 m² para 25 milhões m² através de uma Lei de Zoneamento, e no dia 28 de dezembro de 2010 o parque foi o primeiro parque tecnológico a receber o credenciamento da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, em cerimônia na capital paulista, cumprindo os requisitos previstos no decreto n° 54.196/2009. Centros de Desenvolvimento Tecnológicos O parque possui 5 Centros de Desenvolvimento Tecnológicos (CDTs) voltados para as áreas de energia, tecnologia da informação, aeronáutica, saúde, e para recursos hídricos e saneamento ambiental. Existem também planos para criar CDTs para as áreas espacial, defesa, automotivo, e ferroviário - Wikipédia" PS:- O Sr. José Carlos, vizinho de bairro, com 52 anos, ex-funcionário da Embraer, com curso superior e outros cursos que engrandecem o seu CV, está passando, hoje, domingo, de casa em casa, nas lixeiras, procurando latinhas de alumínio para vender. Vagabundo, incapaz, ocioso? Não e Não!!! Mostrou-me as centenas de CV's enviados e entregues em empresas e comércios e até agora ( 09:43' hs)não foi chamado., Tenho na família um jovem Engenheiro Mecânico, formado em Taubaté há 10 anos, também na mesma situação, não lhe dão oportunidades e enquanto isso na câmara e em outros setores do governo municipal, verdadeiros analfabetos de pai e mãe, lá estão grudados pois "souberam" puxar o saco dos "fictícios poderosos locais". Grato por me ler. Alvaro
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 21/10/2012 09:50
Sr. Alvaro Pedro Neves Pereira, 21/10/2012 06:59, bom dia! O problema é que esse Parque Tecnológico, contempla empresas (incubadoras) com um mínimo de empregados, em geral pesquisadores e cientístas. Não são empresas de grande capacidade empregatícia, capaz de absorver a demanda trabalhadora da cidade. Se por ventura, concretizar as demissões na GMB, certamente nenhum dos operários demitidos, conseguirão alguma vaga lá dentro do Parque. Porque o perfil é outro. Ele (O parque) pode até ter a sua utilidade, mas o que São José dos Campos necessita e urgente, são empresas grandes, que arrebatam a massa operária especializada dos setores automobilisticos, aeronaúticos, alimentícios, petrolíferos etc... Espero que o novo prefeito eleito, tenha sucesso e sorte nessa empreitada, viabilizando a cidade aos novos investimentos, remodelando e/ou alterando a lei de incentivos e isenções fiscais. Porque se ele não mexer nesse quesito, a cidade continuará sem atrativos para os empresários. E continuaremos perdendo muitos investimentos para outras regiões do estado e do Brasil.
Comentado por CASANOVA, 21/10/2012 09:12
Na verdade este centro tecnológico é uma negra venda nos olhos dos joseenses, " Tem fila de espera de empresas... circulam diariamente 300 pessoas interessadas ( tem mais gente ociosa e talvez cioso circulando, total de 9.000 no final do mês) etc e tal", mas o que estamos interessados e o que a cidade precisa é de fatos concretos, não abstratos, a população quer empregos, trabalho, não conversas fiadas, quer ter o seu dinheiro no final do mês e não meia dúzias de empresas com nomes fantasias para a imprensa e o mundo publicitário/ jogadas de marketing, mamando nas tetas do governo com incentivos permanentes e sem empregarem ninguém., quando digo ninguém, são os jovens, senhoras e senhores, que precisam estarem trabalhando, fato que não acontece. Este parque tecnológico, ao meu ver a princípio, parece-me um "negócio para inglês ver"!!!Espero estar enganado e peço DESCULPAS a quem pensa diferente!.
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 21/10/2012 06:59

Nenhum comentário: