sexta-feira, 24 de agosto de 2012

QUAL É A MONTADORA BRASILEIRA QUE JÁ ULTRAPASSOU A SUA COTA DE IMPORTAÇÃO DE CARROS MEXICANOS COM A CONIVÊNCIA DO GOVERNO BRASILEIRO?


Nossa Região
Jornal O VALE
August 24, 2012 - 02:33

Feirões queimam estoques

Carros da Volks no pátio da fábrica de Taubaté
Thiago Leon
Montadoras e concessionárias realizam neste final de semana feirões para aproveitar a redução do IPI. Benefício está previsto para acabar em 31 de agosto
Xandu Alves
São José dos Campos
Consumidores que procuram comprar um carro zero mais barato podem aproveitar os feirões de montadoras e concessionárias neste final de semana para garantir o benefício da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
O corte, feito pelo governo federal em maio para estimular a venda de carros, está previsto para acabar em 31 de agosto. O Ministério da Fazenda não decidiu se prorrogará a redução do imposto. As lojas trabalham com a expectativa da retomada do valor do imposto. O IPI dos carros nacionais 1.0 caiu de 7% para zero. Carros nacionais até 2.0 tiveram redução de 11% para 5,5% (flex) e 13% para 6,5% (gasolina).
Há veículos novos com descontos de até R$ 3.000 e modelos semi-novos com facilidades no pagamento, entre outras promoções. A expectativa das concessionárias é vender 30% a mais por causa da redução do IPI.
Hoje e amanhã, as principais lojas de carros de São José estarão com ofertas para zerar os estoques, que passam de 2.700 carros, entre modelos novos e usados.
“Os vendedores cancelaram a escala de folga para atender o público”, disse Marco Aurélio Silva, gerente devendas da Itavema Fiat.
“O consumidor encontrará preços diferenciados e opções variadas de financiamento”, afirmou Carlos Alberto Soares, gerente de vendas da Original do Vale, especializada em carros da Volkswagen.
Viviane Batista da Silveira, gerente de vendas da Veibrás, concessionária Chevrolet, aposta nas promoções da marca para atrair os consumidores. “É um ótimo momento para trocar de carro”, disse.

Redução no IPI pode continuar
São José dos Campos
Economistas especializados no mercado automotivo acreditam que o governo federal prorrogue a redução do IPI para os carros nacionais. Para eles, a alta nas vendas no setor desde maio motivará a manutenção do corte.
“Existe um grande risco de queda nas vendas se o governo não prorrogar”, apontou Ayrton Fontes, economista especializado no setor automotivo e autor do blog Economia Brasil. “Certamente haverá a continuidade do imposto reduzido.”
Segundo ele, o consumidor que não conseguir comprar o carro agora não precisa se desesperar. O desconto deve ser mantido em todo o setor.
“Não acredito em mudanças nos preços dos automóveis, muito em função da concorrência no setor”, disse.

 

QUAL E A MONTADORA BRASILEIRA QUE JÁ ULTRAPASSOU A SUA COTA DE IMPORTAÇÃO DE CARROS MEXICANOS COM A CONIVÊNCIA DO GOVERNO BRASILEIRO? "Apesar de quotas, as vendas de automóveis crescem para Brasil Contra todas as probabilidades, o Brasil importou 73.212 automóveis e veículos comerciais leves mexicanos. SÃO PAULO, Brasil. (Reuters) - Brasil. Continua a comprar carros mexicanos em alta velocidade apesar das quotas que lhes são impostas este ano, mesmo assim as importações aceleraram 127 por cento, porque os fabricantes decidiram absorver o custo extra para manter posições no maior mercado da América Latina. O governo Dilma Rousseff forçou o México a aceitar taxas para suas exportações de carros sem imposto, que foi suspenso por três anos um acordo de livre comércio que gerou um desequilíbrio para o Brasil na balança bilateral desta indústria. Mas contra todas as probabilidades Brasil importou 73.212 automóveis e veículos comerciais leves mexicanos já que os limites entrou em vigor em abril, de acordo com dados da concessionária brasileira Fenabrave . Os dados mostram que a tendência seria mantida uma vez que a quota de direitos de importação que foi criado para os primeiros 12 meses até Março de 2013. Pelo menos um fabricante já ultrapassou seu limite e está importando mexicanos carros "fora da cota" , de acordo com uma fonte do governo brasileiro. "Muitas montadoras vão absorver esses custos mais elevados, porque eles estão em uma venda bom tempo no Brasil", disse José Augusto Amorim, analista da Polk, em Detroit. "se restringir as importações por causa de quotas, sem, de alguma forma, absorver os custos vão perder uma grande quantidade de vendas e participação de mercado ", acrescentou. EL SOL DE MÉXICO"
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 24/08/2012 12:31
Governo deve prorrogar redução do IPI para carros Folha de S.Paulo Preocupado em garantir a manutenção da retomada de fôlego da economia neste segundo semestre, o governo Dilma vai adotar medidas direcionadas ao setor automotivo, responsável pelos primeiros sinais de recuperação da indústria nacional. Está praticamente certo que a redução do IPI para carros, que inicialmente terminaria no dia 31 de agosto, deve ser prorrogada por pelo menos mais dois meses. Segundo a reportagem apurou, a avaliação da equipe econômica é que a redução do IPI gerou os efeitos desejados no mercado e sua renovação é recomendável para evitar uma queda no ritmo de recuperação da economia neste semestre. Interlocutores presidenciais dizem que a iniciativa só será descartada se o governo entender que o espaço no Orçamento o impede de abrir mão desta receita. Um assessor do governo disse, porém, que a recuperação da economia neste início de semestre ainda não está muito forte e elevar o IPI dos carros agora pode gerar desestímulo a um setor que acelerou as vendas. Em maio, o governo reduziu o IPI de carros 1.0 de 7% para zero. No caso dos carros com motores até 2.0, o imposto caiu de 11% para 6,5%. No caso dos utilitários, o corte foi de 4% para 1%. A ordem no Palácio do Planalto é não dar como garantida a prorrogação do IPI nesta semana. A presidente Dilma Rousseff e o ministro Guido Mantega (Fazenda) preferem aguardar o último momento para confirmar a redução para não interromper o fluxo atual de vendas. "Mas é 100% certo a prorrogação do IPI para incentivar as montadoras nacionais e em especial a GM/SJC, que deverá dobrar a produção do Classic e talvez a produção de outros modelos na planta de S. José - Fonte: Total Secretum"
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 24/08/2012 10:18

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