quinta-feira, 30 de agosto de 2012

OUVIRAM O HINO NACIONAL E FORAM CONSUMIR COCAÍNA


Nossa Região
Jornal O VALE
August 30, 2012 - 02:04

Mãe denuncia consumo e tráfico de drogas em escola

Adolescente que teria se drogado em escola de S. José. Foto: Aaron kawai
Adolescente que teria se drogado em escola de S. José. Foto: Aaron kawai
Garota de 17 anos sofreu parada cardiorrespiratória dentro da unidade após usar mistura de lança-perfume e cocaína
Gustavo Almada
São José dos Campos
A mãe da jovem de 17 anos que sofreu uma parada cardiorrespiratória dentro de uma escola estadual na zona oeste de São José na última sexta-feira vai hoje à policia registrar um Boletim de Ocorrência para que sejam investigados o consumo e tráfico de drogas no local.
A garota foi reanimada dentro da sala de aula pela professora, que fez um curso de primeiros socorros no início do ano.
Segundo a auxiliar administrativo, A. L. V., 37 anos, a filha teria utilizado uma mistura de lança-perfume com cocaína, junto com colegas, dentro do banheiro da escola, após ouvir o Hino Nacional. “Isso não pode ficar assim. Já me disseram que uma garota vende drogas na escola. Minha filha mesmo já comprou maconha dela”, disse a mulher, que afirmou desconhecer que a filha era usuária de entorpecentes.
A mãe da estudante disse que só ficou sabendo do histórico da filha por meio da diretora da escola. Colegas da aluna teriam procurado a direção e informado que a jovem vinha usando drogas há pelo menos dois anos. “Não culpo a escola nem minha filha, mas alguém tem de tomar alguma providência”, afirmou a mãe.
A estudante confirmou que fez uso de entorpecentes junto com colegas um pouco antes de entrar na sala de aula. Ela também disse que pretende continuar estudando no colégio.
“Usei \[as drogas\] sim e minhas amigas já vieram me visitar. Eu quero voltar a estudar”, disse.

Investigação. O Conselho Tutelar de São José já ouviu a diretoria da escola e hoje promete notificar a família da estudante.
A presidente do conselho, Daniella Peneluppi, afirmou que a mãe da garota será investigada por possível negligência. “Tenho informações de que ela sabia que a filha usava drogas”, disse.
Segundo Daniella, a estudante será encaminhada para avaliação no Caps (Centro de Atenção Psicossocial). “Vamos avaliar o caso e ver se ela precisa de tratamento ou se será necessária a internação”, afirmou a conselheira.
Segundo a presidente do Conselho Tutelar, a atual diretoria da escola estadual tomou posse há menos de dois meses e está tentando promover ações de combate às drogas.

Outro lado. A direção da escola estadual do Jardim das Indústrias informou ontem que não irá comentar o caso em respeito a uma orientação da Secretaria de Estado da Educação. Já a secretaria estadual emitiu ontem uma nota negando o consumo de drogas no interior do colégio.
O texto diz ainda: “vale ressaltar que a unidade, assim como toda a rede estadual de ensino, já promove ações específicas de combate às drogas como atividades de orientação sobre o risco do uso de entorpecentes. Por precaução, esses trabalhos serão intensificados junto aos alunos”.

Cardiologista alerta para risco de infarto 
São José dos Campos

O uso de cocaína é a principal causa de infartos em jovens no Brasil. Quem afirma é o cardiologista Bruno Nogueira, de São José.
Segundo ele, o produto causa uma série de alterações no coração, independente da idade. “Essa droga aumenta a frequência das batidas do coração e gera arritmia cardíaca. Também ocorre a contração nas artérias, o que aumenta os infartos.”
Segundo o cardiologista, o uso de cocaína altera o fluxo sanguíneo e diminui a oxigenação no coração. “Ela causa a contração coronária, fazendo com que o sangue não chegue ao coração com o fluxo ideal.”
Nogueira disse que a combinação da cocaína com o lança-perfume aumenta os riscos de problemas cardíacos.
Segundo a mãe da estudante, a garota fez uso de cocaína misturada com lança-perfume dentro de um recipiente plástico usado por manicures.
ENTENDA O CASO
Parada
A estudante de 17 anos foi salva pela professora após sofrer parada cardiorrespiratória dentro da sala de aula numa escola estadual de São José. O caso ocorreu na última sexta

Drogas
A. L. V., mãe da aluna, revelou que a filha sofreu a parada cardíaca após fazer uso de drogas dentro do colégio<MC1>. Ela vai à polícia hoje para registrar um BO contra a escola

Colegas
Segundo a mãe, a jovem foi ao banheiro da escola com uma colega após o Hino Nacional e usaram uma mistura de lança-perfume com cocaína

Comum

Pais de alunos ouvidos por O VALE confirmaram que o uso de drogas dentro da escola no Jardim das Indústrias é comum e que muitos alunos são violentos

Negativa
A direção do colégio não comentou o assunto. Em nota, a Secretaria do Estado da Educação negou o uso de entorpecentes dentro da escola e disse que promove ações de combate às drogas

Investigação

O Conselho Tutelar de São José afirma que a mãe sabia do uso de drogas pela filha e que vai ouvir a família esta semana. Mãe e filha serão notificadas hoje. A jovem fará tratamento no Caps
Senhores, leiam a seguinte frase e fiquem pasmos: "...a filha teria utilizado uma mistura de lança-perfume com cocaína, junto com colegas, dentro do banheiro da escola, após ouvir o Hino Nacional." Esta estória está mal contada, muito mal contada. A polícia deve investigar esta mãe e após informações fornecidas por esta jovem, seguir o rastro dos traficantes e usuários. Tem muito "pó" por debaixo deste tapete., pelo visto esta genitora e esta jovem não são tão inocentes como alegam, afinal a moçoila já tem seus 17 aninhos., desde quando ela consome? Quem mais da família consome? Quem fornece? Quem usa? Agora, ouvir o Hino Nacional e ir entupir-se de droga, no meu tempo de estudante, uma situação destas ou uma frase desta em um jornal era motivo para "darem" uma vasculhada geral, começando pelo bairro, cidade, estado e o próprio país. Agora, tudo é "normal"!!! Além de não ser patriótico é uma verdadeira pouca vergonha ou muita falta de vergonha. É, pelo visto, teremos que sermos mais duros com esta corja que está acabando com o país.
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 30/08/2012 08:57

Nenhum comentário: