segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O CRACK E OS POLÍTICOS DROGADOS PELA SEDE DO PODER


Nossa Região
August 19, 2012 - 02:00

São José cria 'força-tarefa' para conter avanço do crack

Usuários de crack voltam ao Pinheirinho para usar a droga
Marcelo Caltabiano
Mulher é presa com 1 quilo de crack na Santa Cruz
Thiago Leon
Governo lança plano de emergência após usuários ocuparem áreas nobres e se tornarem alvo de reclamações de moradores e comerciantes; ofensiva vai da conscientização ao tratamento de saúde
Beatriz Rosa e Paulo LopesSão José dos Campos
O avanço do crack em São José forçou o prefeito Eduardo Cury (PSDB) a criar uma força-tarefa para combater a droga e recuperar o dependente químico.
A ofensiva foi definida após usuários da droga ocuparem marquises, canteiros de avenidas e prédios abandonados em regiões nobres da cidade para usar a droga.
O mal-estar social causado pela presença dos usuários rondando a cidade e a pressão de setores do comércio reforçaram a necessidade de uma ação conjunta entre Desenvolvimento Social, Saúde e Defesa do Cidadão.
Na última semana, as três pastas anunciaram uma campanha de combate à droga. A estimativa é que São José tenha 6.000 usuários de crack --pelo menos 100 perambulam pelas ruas da cidade.
A nova ofensiva da administração tem o objetivo de recuperar o usuário de crack em estágio avançado de degradação física e social. A estratégia é promover rondas diárias em pontos fixos da cidade e pedir o apoio do comércio e da sociedade para acabar com as esmolas e doações de alimentos.
O objetivo é recolher o usuário e garantir alimentação e atendimento médico em postos da prefeitura. E com o apoio da saúde e de assistentes sociais, avaliar a necessidade de internações compulsórias, indicadas para usuários que comprometam a própria vida.
Serão realizadas rondas na região da 9 de Julho, Major Antonio Domingues, Praça Matriz, Praça Romão Gomes e no entorno do terreno do Pinheirinho, zona sul.

Trocadinho. A secretária de Defesa do Cidadão, Marina Oliveira, quer pôr fim aos ‘trocadinhos’ dados pelos moradores aos usuários de drogas. “É o trocadinho que financia a compra da droga. As pessoas precisam se conscientizar”, disse.
Moradores serão alertados a abandonar o hábito de esmolas. A pasta quer estimular o uso do telefone 153 para ampliar denúncias.

Clique aqui, curta a fanpage do O VALE no Facebook e fique por dentro das principais notícias de nossa região.


 Foto: Rogério Marques - Policiais abordam usuária de crack em casa abandonada em Taubaté
TRATAMENTOResistência entre usuários é barreiraSão José dos CamposA força-tarefa da prefeitura encontra resistência entre os usuários da droga, que se recusam a aceitar o tratamento oferecido.
O VALE acompanhou na tarde de sexta-feira a atuação de agentes de serviço social da prefeitura, em um terreno atrás da UPA do Campos dos Alemães, na zona sul de São José, onde usuários de crack consomem a droga em plena luz do dia. A menos de 20 metros do local, crianças brincam e há aulas de moto escola.
Dos dez usuários abordados, apenas um seguiu para a clínica de tratamento.
A coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de São José, Alaíde de Oliveira, admite que é uma tarefa difícil convencê-los a deixar as ruas. “Não depende só da gente. Muitos são reservados. Temos que continuar insistindo, porque não podemos tirá-los a força”, disse Alaíde.
Comerciantes e moradores do entorno afirmam que a participação dos agentes não tem surtido efeito, pois os usuários sempre retornam.
Uma das usuárias que estava no local já frequentou o abrigo da prefeitura e disse que não “consegue” ficar. “Eu queria fumar, e lá não podia. Por isso eu voltei para as ruas.”
Outro usuário reclamou que o abrigo não condiz com o prometido pelas agentes. “O abrigo está sempre cheio e eles não nos dão atenção”, disse o usuário, que preferiu não se identificar.

Rotina. Entre os dependentes também estava uma grávida de cinco meses, que não se importou com a presença dos agentes e acendeu um cachimbo de crack. Junto com os agentes de serviço social, guardas municipais acompanharam a ronda para garantir a segurança das assistentes sociais. Agentes da Secretaria de Serviços Municipais limparam a área.
"O mal-estar social causado pela presença dos usuários rondando a cidade e a pressão de setores do comércio reforçaram a necessidade de uma ação conjunta entre Desenvolvimento Social, Saúde e Defesa do Cidadão." Jorna O VALE Aos hipócritas de plantão o meu recado, realmente a sociedade fica chocada com estas cenas lamentáveis que diariamente somos obrigados a presenciar, mas o que choca mais são os drogados do poder que circulam livremente pela cidade em seus carros luxuosos, com seus sorrisos amarelos e cínicos, com seus abraços e apertos de mãos pegajosos, que sorrateiramente fizeram mal uso do dinheiro público e não sofreram sanções alguma e tem a cara de pau de retornarem à sua presença pedindo o seu voto e o da sua família. Cretinos de uma figa! Sem vergonhas que se apregoam defensores do povo, usando este mesmo abestalhado eleitor em benefício próprio, não sendo jamais chamados a prestarem contas do que fizeram, fazem e irão fazerem. Prestem atenção, todos são nivelados ao patamar das guias das calçadas, políticos velhos e rabugentos como nos aspirantes ao fulgor do vil metal, que será bem vultuoso na próxima legislação. O que fizeram em benefício da população? O que? Digam-me! São simplesmente mais impuros que estes coitados, que por alguma depressão, por um destino ingrato, por uma política social safada e vergonhosa e por fraqueza, resolveram se acalentar no berço do vício., mas desviar verbas do povo também não é um vício passível de repressão e inclusão no Código Civil e até Criminal? Pensem,pensem, são todos em sua grande maioria adeptos do mimetismo e camuflam-se de piedosos e dóceis políticos. Salvem-se deles!!!
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 20/08/2012 11:20

E os pseudos vereadores que se elegeram e querem continuar nesta mamata, usando o mote de que estão preocupados com os usuários de drogas, etc, etc... Nunca nada foi feito! A dependência está se alastrando, ponto de crack na passarela da Petrobras, ponto de crack no viaduto do Vista Verde, ponto de crack em locais "granfinos", ponto de crack onde menos imagina-se e vem estes "defensores" fazerem força tarefa com esta fajutas secretarias de onde um secretário é agora candidato à prefeito. Vergonha! Não existe vontade de fato para resolverem este assunto., e a prostituição à céu aberto na praça Afonso Pena, da Matriz, etc, etc... Realmente é de se corar em uma cidade do faz de conta!
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 19/08/2012 11:53

Nenhum comentário: