sexta-feira, 24 de agosto de 2012

GMB/SJC, SINDICATO E O GOVERNO


Nossa Região
August 24, 2012 - 02:48

GM define agenda semanal de negociações com o sindicato

Fachada da fábrica da GM em São José dos Campos Foto: Thiago Leon
Fachada da fábrica da GM em São José dos Campos Foto: Thiago Leon
Primeira reunião sobre o futuro da fábrica da montadora em São José serviu para as duas partes reforçarem posições
Chico Pereira
São José dos Campos

Na primeira rodada da nova etapa de negociação entre a General Motors e o Sindicato dos Metalúrgicos sobre o futuro da fábrica da montadora em São José dos Campos, ocorrida ontem, as partes reafirmaram suas propostas iniciais, sem previsão de acordo.
Segundo relato do secretário-geral do sindicato, Luiz Carlos Prates, o Mancha, a empresa informou que a possibilidade de eventuais novos investimentos na planta local depende de medidas de flexibilização trabalhista.
Entre elas, criação de banco de horas, nova grade salarial e redução de salários na fábrica.

Excedente. A GM também informou que a unidade industrial permanece com excedentes de funcionários e que está mantida a previsão de fechamento da linha de montagem conhecida como MVA após 30 de novembro deste ano.
Segundo a montadora, o excedente é de 1.840 funcionários de um total de 7.500 empregados do complexo industrial de São José.
“A empresa reafirmou as suas e propostas e nós reafirmamos as nossas”, disse o dirigente sindical.
Prates declarou que o sindicato reforçou a tese de manutenção de empregos, inclusive dos funcionários que terão o contrato de trabalho suspenso a partir da próxima segunda-feira, da manutenção da produção do Classic na linha MVA e de novos investimentos no complexo.
Atualmente, apenas esse modelo é produzido no setor, onde eram montados também o Meriva, Zafira e Corsa.

Agenda. No encontro, GM e sindicato definiram uma agenda de reuniões para aprofundar as negociações.
A partir da próxima semana, os encontros serão semanais, segundo Prates.
A abertura de diálogo faz parte do acordo firmado pelas partes no dia 4 de agosto para evitar a demissão imediata de 1.840 funcionários.
Na reunião, a GM informou ao sindicato que houve uma redução de 940 para 925 no número de funcionários que terão o contrato de trabalho suspenso.
Do grupo de 1.840 funcionários, 900 permanecem no trabalho, na produção do Classic.
“Segundo a empresa, como há funcionários afastados, o número foi reduzido”, disse.
Hoje, o sindicato vai realizar assembleia com o grupo, em sua sede, para orientar sobre a suspensão do contrato.
“Vamos passar informações sobre o processo e reafirmar a nossa luta pela manutenção dos empregos”, declarou o dirigente sindical. A assembleia está marcada para as 14h. 
A GM informou, por meio de sua assessoria, que não vai se pronunciar a respeito das reuniões com o sindicato. 
Resposta à Mensagem 538861 Sr. Alvaro Pedro Neves Pereira De acordo com os nossos registros, encaminhamos na íntegra a mensagem que V.Sª nos enviou, bem como a respectiva resposta: MENSAGEM ORIGINAL DEMISSÕES DA GM DE S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP NÃO SEJA INSENSÍVEL, COMO FOI O SEU MINISTRO GUIDO MANTEGA., A GM JÁ ESTÁ DESMONTANDO O SETOR MVA EM S. JOSÉ DOS CAMPOS., VAI HAVER UMA REVOLTA NA CIDADE,OS OPERÁRIOS ESTÃO EM PÉ DE GUERRA. A VIA DUTRA ESTÁ SENDO PARALISADA. HAVERÁ MORTOS E FERIDOS, DO JEITO QUE AS COISAS ESTÃO INDO., PROCURE INFORMAR-SE. FAVOR LER A CARTA ABERTA JÁ ENVIADA À SRª. ESPERO QUE A SRª TENHA CORAÇÃO, POIS A GM ESTÁ DEIXANDO AO RELENTO MILHARES DE PESSOAS E FOI BENEFICIADA PELO GOVERNO COM ISENÇÕES FISCAIS., ESTÁ DESMONTANDO AQUI NO BRASIL PARA MONTAR NA ARGENTINA. ISSO NÃO PODE ACONTECER. ABRAÇOS ALVARO PEDRO NEVES PEREIRA DADOS DO REMETENTE Nome: ALVARO PEDRO NEVES PEREIRA RESPOSTA: Em atenção à mensagem de V.Sª., cumpre-nos registrar o seu protesto. Quando necessário, não hesite em dispor desta Ouvidoria para tratar de outros assuntos relacionados ao Ministério da Fazenda. Estamos aqui para garantir o direito de manifestação da sociedade sobre os serviços que lhe prestamos.? Atenciosamente, Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda Este é um E-mail automático. Por favor, não responda. Para entrar em contato, utilize o serviço: Registre aqui sua Mensagem ou Consulte aqui sua Mensagem, localizado no Portal da Ouvidoria do Ministério da Fazenda. Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda SAS Quadra 06 - Bloco O - Ed. Órgãos Centrais - 7º andar 70070-917 - Brasília/DF - Tel.: 0800 702 1111 http://portal.ouvidoria.fazenda.gov.br " Esta mensagem é enviada exclusivamente a seu(s) destinatário(s) e pode conter informações confidenciais, protegidas por sigilo profissional. Sua utilização desautorizada é ilegal e sujeita o infrator às penas da lei. Se você a recebeu indevidamente, queira, por gentileza, reenviá-la ao emitente, esclarecendo o equívoco. Caso queira relatar o mau uso deste instrumento, favor entrar em contato com o Serviço de Ouvidoria do Ministério da Fazenda." " This message is sent exclusively to its intended recipient (s) and may contain confidential and privileged information protected by professional secrecy. Their non-authorized use subjects offenders to the penalties of law. If you have improperly received it, kindly redispatch it to the sender, clarifying the error. If you want to report the misuse of this instrument, kindly contact the Ombudsman of the Ministry of Finance."
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 24/08/2012 17:42

sexta-feira, 24 de agosto de 2012 MAZDA MOTOR CORP DEVE MONTAR FÁBRICA NO BRASIL De acordo com o diário de negócios japonês Nikkei, a Mazda cancelado planos de exportar veículos para Brasil produzida na Usina de Salamanca. Foto: Adrian Muñoz / El Sol de León. Não é económico para produzir em Salamanca Araiza Leonel Leon, Guanajuato -. A empresa japonesa Mazda Motor Corp cancelou seu plano de exportação de carros da fábrica que está construindo em Salamanca, Guanajuato, de acordo com informações publicadas pelo diário de negócios japonês Nikkei. Segundo a publicação japonesa, Mazda concluiu que o custo dos veículos produzidos no México não seria competitivo no Brasil, por isso pretende produzir no país em 2014.Recorde-se que, em Junho de 2011, a empresa japonesa anunciou o investimento na planta de Salamanca, para produção do Mazda2 e Mazda3, com foco em exportações para América Central e América do Sul. Um investimento de US $ 500 milhões, para gerar 3000 empregos diretos. acordo com o jornal japonês Nikkei, a empresa Mazda apoiaram as negociações entre o México eo Brasil para continuar os fluxos de comércio entre os dois países. As notas de publicação que a empresa decidiu cancelar seu plano de restrições de importação pelo Brasil. Esse país criou um direito aduaneiro sobre as importações de veículos, causada carros pouco competitivos produzidos no México e trazer para o Brasil . Note-se que o México eo Brasil em março concluiu a renegociação do "Acordo de Complementação Econômica" (ACE 55) para regular a relação de comércio automotivo, que estabeleceu quotas de exportação para os veículos. http://movimentobrasileirosunidos.blogspot.com.br/2012/08/mazda-motor-corp-deve-montar-fabrica-no.html
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 24/08/2012 12:41


Governo deve prorrogar redução do IPI para carros Folha de S.Paulo Preocupado em garantir a manutenção da retomada de fôlego da economia neste segundo semestre, o governo Dilma vai adotar medidas direcionadas ao setor automotivo, responsável pelos primeiros sinais de recuperação da indústria nacional. Está praticamente certo que a redução do IPI para carros, que inicialmente terminaria no dia 31 de agosto, deve ser prorrogada por pelo menos mais dois meses. Segundo a reportagem apurou, a avaliação da equipe econômica é que a redução do IPI gerou os efeitos desejados no mercado e sua renovação é recomendável para evitar uma queda no ritmo de recuperação da economia neste semestre. Interlocutores presidenciais dizem que a iniciativa só será descartada se o governo entender que o espaço no Orçamento o impede de abrir mão desta receita. Um assessor do governo disse, porém, que a recuperação da economia neste início de semestre ainda não está muito forte e elevar o IPI dos carros agora pode gerar desestímulo a um setor que acelerou as vendas. Em maio, o governo reduziu o IPI de carros 1.0 de 7% para zero. No caso dos carros com motores até 2.0, o imposto caiu de 11% para 6,5%. No caso dos utilitários, o corte foi de 4% para 1%. A ordem no Palácio do Planalto é não dar como garantida a prorrogação do IPI nesta semana. A presidente Dilma Rousseff e o ministro Guido Mantega (Fazenda) preferem aguardar o último momento para confirmar a redução para não interromper o fluxo atual de vendas. "Mas é 100% certo a prorrogação do IPI para incentivar as montadoras nacionais e em especial a GM/SJC, que deverá dobrar a produção do Classic e talvez a produção de outros modelos na planta de S. José - Fonte: Total Secretum"
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 24/08/2012 10:06

Pessoal, leiam a reportagem abaixo., existe sim solução... mas não devemos precipitar as coisas, primeiramente a manutenção dos empregos, depois...depois os reajustes! Se não sabem negociar, ambos os lados,chamem o Winston Churchill!!! "Os funcionários excedentes podem ser demitidos caso a unidade não entre no programa de investimentos da GM. Isso ainda não aconteceu justamente pelo impasse criado entre a montadora e trabalhadores em reuniões iniciadas há dois anos. A empresa quer a criação de um banco de horas, a redução de salários e a flexibilização da jornada de trabalho, proposta não aceita pelos metalúrgicos. Ao todo, a GM tem 7,5 mil funcionários no complexo industrial de São José dos Campos. Além da reunião para discutir o acordo, as duas partes realizam na sexta-feira (24) a primeira rodada de negociação da campanha salarial de 2012. Os metalúrgicos pedem reajuste de 12,86%.- Diário Regional - Grande ABC"
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 24/08/2012 07:33

Nenhum comentário: