terça-feira, 31 de julho de 2012

UMA ZONA CHAMADA BRASIL


E A FISCALIZAÇÃO?

Sem portas e com a pista livre

 
Parece cena de filme, mas aconteceu ontem no Rio de Janeiro, cidade famosa pelas rigorosas blitzes de trânsito. Um carro sem as duas portas circulou pelo Centro do Rio e atravessou a Ponte Rio-Niterói sem ser parado por qualquer autoridade de trânsito.
O gol cinza modelo 1984, cujo licenciamento venceu há nove anos, foi flagrado por volta das 14h na Avenida Francisco Bicalho, na altura do IML, sentido Centro do Rio. Mas a ousadia ultrapassou os limites da cidade. Minutos depois, acredite, o carro, que tem placa de São Gonçalo, deu a volta e subiu a Ponte Rio-Niterói, sentido Niterói.
Apesar de circular sem as portas e com o licenciamento vencido, o carro não foi parado por nenhuma equipe da Guarda Municipal, da Polícia Militar ou da Polícia Rodoviária Federal. O motorista também não usava o cinto de segurança.
Segundo o tenente-coronel da reserva da PM Milton Corrêa da Costa, que há mais de 18 anos preside uma Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), que julga motoristas infratores, o condutor deste veículo comete de uma só vez, ao menos, três infrações: conduzir sem equipamento obrigatório, oferecer risco à segurança do trânsito e dirigir sem licenciamento obrigatório.
Segundo Corrêa da Costa, "qualquer agente de fiscalização de trânsito" teria a obrigação de apreender o veículo imediatamente e registrar as infrações ou, caso não fosse possível parar o veículo, teria a obrigação de comunicar o fato, passando informações do Gol aos órgãos competentes, o que facilitaria sua apreensão. O tenente-coronel da reserva ficou surpreso ao saber que o Gol sem as duas portas trafegou pela Ponte Rio-Niterói.
- Ao entrar na Ponte Rio-Niterói, ele passou para a competência da Polícia Rodoviária Federal, que tem uma cabine na ponte. Eles deveriam ter comunicado esse fato e apreendido esse veículo - comenta.
Quando o motorista é flagrado na Ponte, ele tem a companhia de um homem, sentado no banco do carona. Para o estudioso das leis de trânsito, isso agrava a situação.
- Ele está expondo o passageiro a dano pontencial. Isso é crime - afirma Costa.
Além da cabine da PRF, após a Praça do Pedágio, na Ponte Rio-Niterói, há uma da PM no início da via federal, na altura do Gasômetro, sentido Niterói.

Nenhum comentário: