sexta-feira, 27 de julho de 2012

MINISTÉRIO DA FAZENDA E A GM/SJC


27/07/2012 08h44 - Atualizado em 27/07/2012 08h44

Ministério da Fazenda chama GM para explicar situação em fábrica

Governo vai exigir manutenção de empregos pela redução do IPI.
Fechamento em São José dos Campos comprometeria 2 mil empregos.

Do Valor OnLine

A General Motors (GM) foi chamada pelo Ministério da Fazenda para esclarecer, na próxima terça-feira (31), a situação da fábrica de São José dos Campos, no interior paulista, onde uma linha de produção corre risco de ser extinta.
O ministério, segundo sua assessoria de imprensa, quer uma explicação da montadora sobre os últimos acontecimentos em São José, como o encerramento da produção de três modelos - ZafiraMeriva e Corsa -, além do fechamento da fábrica na última terça-feira.
A preocupação do governo é que as montadoras não cumpram com o compromisso de manter empregos, uma das condições para que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) fosse concedida em maio.
GM impede entrada de funcionários em fábrica (Foto: Carlos Santos/G1)GM chegou a impedir a entrada de funcionários na fábrica de São José
dos Campos (Foto: Carlos Santos/G1)
A pasta também vai cobrar explicações da Anfavea - a entidade que representa a indústria automobilística nacional - sobre a situação do emprego no setor. O esvaziamento da fábrica da General Motors em São José dos Campos coloca em risco até dois mil postos de trabalho, conforme estimativas do sindicato local.
A Anfavea, por meio de seu departamento de comunicação, confirmou a reunião marcada com o Ministério da Fazenda na próxima terça-feira, mas disse que o encontro tem como pauta principal a regulamentação do novo regime automotivo, um tema que tem sido discutido quase que semanalmente com o governo.
A entidade lembra que a ocupação no setor tem mostrado evolução neste ano, chegando a 146,9 mil postos em junho (alta de 2,9% em 12 meses) - número que inclui dados dos fabricantes de veículos e máquinas agrícolas. Conforme a Anfavea, a reunião com o Ministério da Fazenda está marcada para as 10h30 de terça-feira.

Nenhum comentário: