quarta-feira, 27 de junho de 2012

RENAULT: CRISE NA FÁBRICA DA ARGENTINA


Para queda nas exportações, a Renault suspendeu 1.600 trabalhadores

POR LUCAS CRUZ

A partir de 10 de julho. Alguns feriados e outros encargos antecipou 75% do salário.
No portão. Dois operadores tornar-se consciente da medida. Ontem contra a fábrica de Santa Isabel, Córdoba.
CÓRDOBA. ESPECIAL - 27/06/12
"Estamos preocupados. O que estávamos chegando e foram tratados como mentirosos. E olhe agora, há 1.600 trabalhadores suspensos. "
Com essas palavras, Leonardo Almada, porta-voz SMATA, descreveu a Clarin o momento difícil que atravessa a montadora francesa Renault.
É que ontem e excesso de estoque de unidades, a empresa tem sua fábrica em Santa Isabel distrito desta cidade, d ecidió suspender 80 por cento dos trabalhadores e paralisar as atividades na fábrica até 10 de julho.
"A demissão é justificada quando o Brasil caiu uma quantidade considerável de suas compras para reforçar o mercado interno.Esperamos que ele é apenas temporária e que a situação melhore em face do último semestre ", disse Almada. É que o país vizinho do Brasil, comprar até 50 por cento da produção de veículos fabricados em Córdoba.
Como disse da guilda, a Renault ofereceu alguns funcionários a capacidade de avançar suas férias , que foi aceite por um número minúsculo de funcionários. O resto, acusado de 75 por cento do seu salário até que a situação volte ao normal.
É de ontem, a segunda como a montadora francesa vai tomar sobre o que este mês : início de junho e final de "estoque regular", começou um esquema de suspensões que duravam cinco dias e incluiu todos trabalhadores, cerca de 1900.
"Ninguém gosta de ficar em casa ocioso. Queremos trabalhar e produzir. Esperemos que a situação se encaixa, não quer voltar aos tempos anteriores ", ele disse a este jornal um operador com mais de 10 anos de idade no campo.
Renault sede em Córdoba, produz cerca de 400 carros por dia , que incluem os modelos Clio, Kangoo Símbolo e Fluence. A demanda no Brasil atinge 70 por cento dessas unidades; enquanto os 30 por cento restantes abastecer o mercado interno.
Para um par de meses e, como resultado da crise internacional, a empresa suspendeu horas extras como outras montadoras e autopeças que estão nesta província.
"Graças a Deus e sentido oposto ao que ocorre com os países vizinhos demanda no mercado doméstico continua a ser o que é um bom indicador, "Almada plotados.
A suspensão em massa e suspensão da Renault até 10 de Julho,acrescentando que a decisão que a Fiat tomou a metade do mês seguinte as peças que faltam deveriam vir do Brasil.
A montadora italiana, que havia suspendido os trabalhadores em duas ocasiões anteriores, em março ou abril, quando aplicado durante 3 dias para cerca de 1.700 trabalhadores que percebiam de 75 por cento do seu salário.


http://www.clarin.com/politica/caida-exportaciones-Renault-suspendio-trabajadores_0_726527416.html

Nenhum comentário: