sábado, 23 de junho de 2012

MARCO ARCHER MOREIRA CORDOVA: BRASILEIRO SERÁ EXECUTADO NA INDONÉSIA



Os promotores procuram rápida execução de prisioneiros


Os prisioneiros no corredor da morte são Indra Tamang Bahdur do Nepal, os nigerianos Samuel Iwuchekwu Okoye e Hansen Anthony, Namaona Dennis a partir de Malawi, Mohamad Abdul Hafeez do Paquistão e Marco Archer Moreira Cordova do Brasil.
"" Foi dois anos desde que os seus apelos de clemência primeiros foram rejeitados, e ainda estamos a ouvir de seus advogados sobre a possibilidade ou não pretende usar suas últimas oportunidades para buscar clemência "," Godang disse.
Cinco dos presos entraram com pedido de indulto do então presidente Megawati Soekarnoputri em 2004, enquanto Moreira solicitou o perdão do presidente Yudhoyono, em fevereiro deste ano.
Godang disse que os promotores iria pedir o apoio do Ministério das Relações Exteriores para organizar uma reunião com os prisioneiros e suas respectivas embaixadas.
"" Nós obtivemos a permissão do Ministério da Justiça e Direitos Humanos para ver os presos na Penitenciária Nusakambangan, em Java Central "," ele disse.
Godang disse representantes das embaixadas de cada prisioneiro seria convidado a participar da visita à prisão.
"" Nós nos conhecemos los antes que eles foram transferidos da Penitenciária de Cipinang, em Jacarta Leste, mas nenhum deles tomou uma posição quando eles foram informados de suas execuções "," ele disse.
Ele disse que os prisioneiros deixaram seus apelos até seus advogados e embaixadas como eles se sentiram impotentes de dentro da prisão.
"" Nós não ter ordenado uma execução desde que eu assumi meu novo posto em Tangerang em 2005 e estou ansioso por isso "," Godang disse.
O Tribunal do Distrito de Tangerang condenou 40 pessoas à morte desde 2000 por delitos de drogas.
Um dos prisioneiros morreram depois de contrair uma doença na Penitenciária de Mulheres Tangerang Popular, com cinco outros recebendo reduções de pena após a apresentação de recurso no Supremo Tribunal e do Supremo Tribunal.
Sete dos 34 presos no corredor da morte ainda são indonésios. Eles são Deni Setia Maharwan, Meirika Franola, Rani Andriani, Edith Yunit Sianturi, Merry Utami, Benny Sudrajat apelido Andreas Indrijatno e alias Budi Sucipto IMing Santoso.


22/06/2012 10h49 - Atualizado em 22/06/2012 17h56

Brasileiro condenado à morte na Indonésia será fuzilado, diz jornal

Execução deverá ser no começo de julho, segundo promotor.
Marco Archer foi condenado em 2004 por tráfico de cocaína.

Do G1, em São Paulo

A Indonésia anunciou que o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, que foi condenado à morte no país em 2004 por tráfico de cocaína, será morto por fuzilamento, de acordo com o jornal local "Jarkata Post".
Em entrevista à publicação nesta quarta-feira (20), o procurador Andi DJ Konggoasa anunciou que as execuções de três imigrantes condenados, entre elas a do brasileiro, acontecerão no começo de julho deste ano. Elas foram preparadas "em coordenação com os ministérios relevantes, as embaixadas e famílias" e serão por fuzilamento, disse ao jornal.
Segundo Andi, os condenados "tomaram todas os tipos de medidas legais para reduzir a sentença", mas estas não tiveram sucesso.
Os outros dois imigrantes são o maluiano Namaona Dennis e o paquistanês Muhammad Abdul Hafeez, presos em ocasiões separadas por tráfico de heroína em 2001, conforme o jornal.
De acordo com a publicação, os três prisioneiros escolheram seus pedido finais: Marco quis uma garrafa de uísquey, e Dennis e Hafeez escolheram um encontro com suas famílias.
Condenações
Marco Archer Cardoso Moreira foi acusado de entrar no país com droga contrabandeada do Peru em 2004.

O paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte também foi condenado à morte no arquipélago pelo mesmo motivo, em 2005 e não teve a data da morte anunciada.

Em 2010, o então ministro da Justiça do Brasil, Luiz Paulo Barreto, fez um pedido formal para que eles fossem poupados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Penso nas famílias despedaçadas pela drogas levadas por esses traficantes. Será que essa famílias mereciam ver seus filhos sendo mortos aos poucos pelo vicio, onde uns morrem e outros lucram com a venda das drogas? quanto já lucraram esses que agora estão recebendo por aquilo que praticaram? justiça seja feita.