quinta-feira, 21 de junho de 2012

LULUF E A SUA MANCADA



Políticos são considerados adversários históricos.
Na corrida para Prefeitura de SP, Lula e Maluf fecharam acordo.

Roney DomingosDo G1 SP

Em preto e branco, Lula e Maluf na década de 1980, quando eram inimigos pollíticos; na foto em cor, encontro sela aliança pela candidatura de Haddad (Foto: Arquivo/AE)Em preto e branco, Lula e Maluf nos anos 80, quando consolidaram posições como inimigos políticos; na foto em cor, encontro sela aliança pela candidatura de Haddad (Fotos: Arquivo/AE e Moacyr Lopes Júnior/FolhaPress)
A deputada Luiza Erundina (PSB) disse nesta quarta-feira (20) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu um "fora" ao fechar aliança com o Partido Progressista (PP) e se deixar fotografar ao lado de Paulo Maluf. Por causa da aliança, a deputada desistiu de ser candidata a vice na chapa do petista Fernando Haddad.
Lula e Maluf, agora aliados na sucessão municipal, sempre foram inimigos políticos e colecionam um histórico de frases ásperas. Em sua trajetória, a deputada Luiza Erundina sempre foi crítica ao ex-prefeito Paulo MalufVeja as frases abaixo:
Luiz Inácio Lula da Silva discursa na Praça da Sé tomada por milhares de pessoas durante o Comício Pró-Diretas, realizado na zona central da capital. (Foto: João Pires/AE)Lula, em 1984, discursa na Praça da Sé em comício Pró-Diretas. (Foto: João Pires/AE)

Quando nos opusemos ao colégio eleitoral, em 1984, acusaram o PT de estar apoiando a candidatura de Paulo Maluf à Presidência da República"
Lula, em 26 de julho de 1988, na "Gazeta Mercantil"
O símbolo da pouca-vergonha nacional está dizendo que quer ser presidente. Daremos a nossa própria vida para impedir que Paulo Maluf seja presidente"
Lula, presidente do PT, ao jornal "Folha de S. Paulo", em 28 de junho de 1994
O Maluf é que deveria estar atrás das grades e condenado à prisão perpétua por causa da roubalheira na prefeitura"
Lula, então presidente de honra do PT, sobre Maluf, em 24 de julho de 2000, durante campanha por Marta Suplicy
O político Paulo Maluf, então candidato à Prefeitura de São Paulo, fala sobre sua campanha durante participação no programa "A Casa é Sua", da Rede TV,  (Foto: Epitácio Pessoa/AE)Maluf, então candidato à Prefeitura de São Paulo, em 2000 (Foto: Epitácio Pessoa/AE)

Estou feliz. Afinal, não estamos em campanha. Enquanto isso, alguns desocupados, como é o caso de Lula, andando pelo Brasil com emprego dado pelo PT, ganham o dinheiro dos trabalhadores"
Paulo Maluf, em 18 agosto de 1993, em entrevista ao "Jornal da Tarde"
Quero evitar que o PT tenha aqui base para alavancar a eleição do Lula em 2002. Foi o que eu disse para um amigo, na sua empresa de mil funcionários: 'Você colocaria o Lula como diretor de recursos humanos?' Ele respondeu que não, e eu disse: 'Peraí. Não serve para ser diretor da sua empresa e serve para ser presidente da República?"
Maluf sobre Lula, em 27 de outubro de 2000, na "Folha de S. Paulo", quando candidato à Prefeitura de São Paulo
Tenho muito respeito pela ex-prefeita Erundina, pela ex-prefeita Marta. Cada um no seu tempo fez coisas boas (...)
[Lula] foi o presidente que ajudou as empresas, ajudou a gerar empregos, ajudou os pobres e se os bancos brasileiros estão em situação melhor do que os bancos europeus e norte-americanos é graças à clarividência do presidente Lula, que pode se inscrever entre os melhores presidentes da República que o Brasil teve"
Paulo Maluf, após encontro com Lula e Haddad em 18 de junho de 2012
Luiz Erundina, no congresso em 2012 (Foto: Andre Dusek/AE)Após entrevista, Erundina usa passagem no Congresso Nacional (Foto: Andre Dusek/AE)

O movimento malufista insiste em sobreviver, mas tudo indica que desta vez está definitivamente morto, porque o povo de São Paulo não aguenta mais, não tolera mais, não suporta mais ver seus interesses e a qualidade de sua vida submetidos a um governo incompetente, despreparado e corrupto"
Erundina sobre Maluf, em 15 de março de 2000, em discurso na Câmara dos Deputados
Ele já deve ter lido minhas entrevistas. Lula deve ter percebido o fora que deu [ao fazer fotos com Maluf]"
Luiza Erundina, deputada federal pelo PSB, em entrevista nesta quarta-feira (20)
Maluf teve responsabilidade, ajudando a ditadura militar a esconder seus crimes. Conviver com essa pessoa não dá. Muito menos fazer política com ele"
Luiza Erundina, deputada federal pelo PSB, em entrevista nesta quarta-feira (20)

Nenhum comentário: