domingo, 24 de junho de 2012

LULA, HADDAD E MALUF: QUEM COMEU QUEM?


Enviado por Ricardo Noblat - 
23.6.2012
 | 20h03m
POLÍTICA

O fiasco do Lula+90

Ruth de Aquino, ÉPOCA
O que se faz por 90 segundos na televisão? Chamam de propaganda gratuita, mas já saiu caro o minuto e meio que Lula ganhou na telinha, em sua luta pragmática pelo poder em São Paulo. O preço alto nada tem a ver com a aliança explícita entre o PT e o PP, mas com a figura do aliado. Haddad o Novo apareceu com sua carinha de lebre entre duas raposas, Lula e Maluf. Saiu amassado da história.
Conta assim Esopo: uma lebre encontrou com a raposa da qual só conhecia a fama. Perguntou: “Na verdade ganhas mesmo muitas coisas ou tu as tens porque teu nome é raposa?”. Responde esta: “Para tirar as dúvidas vem à minha casa onde vou servir um almoço”. Quando entrou na toca da raposa, verificou tarde demais que ela, lebre, era o almoço! A própria lebre conclui: “Na minha desgraça, finalmente descobri que a fama da raposa não vem do mérito, mas da astúcia”.
Como na fábula, assim se deu o encontro, cuja foto não aparece no site do Instituto Lula, mas será explorada por adversários na campanha pela prefeitura em São Paulo. Maluf, “símbolo da pouca-vergonha nacional” segundo o Lula barbudo de 1984, condicionou a aliança a uma feijoada com refrigerantes e pudim em sua casa, com direito a foto nos jardins.
Em 1993, Maluf comparou Lula a uma “ave de rapina que não trabalha há 15 anos e não explica como vive”. Mas, “por amor a São Paulo”, decidiu lular e passou a mão na cabeça de Haddad o Novo para que todos os fotógrafos registrassem o gesto do padrinho. Levantou o dedo polegar e sorriu seu sorriso de raposa procurada pela Interpol.
Quem comeu quem afinal? Quem vai rir por último? A indigestão tirou de cena a vice socialista Erundina, que achou “abominável” o encontro com o inimigo. Maluf destruiu o slogan criado por João Santana para Haddad: “Um homem novo para um tempo novo”. Lembrei-me de O bebê de Rosemary, de Roman Polanski. Não parece?
Leia mais em O fiasco do Lula+90

Nenhum comentário: