quarta-feira, 20 de junho de 2012

IGOR SIWANOWICZ E OS SEUS INSETOS LINDOS


Insetos - Ainda mais lindos, vistos de perto

Insetos - Ainda mais lindos, vistos de pertoFoto: Divulgação

IGOR SIWANOWICZ É O FOTÓGRAFO QUE CAPTOU AS INCRÍVEIS FOTOGRAFIAS QUE MOSTRAMOS NESTA GALERIA. IGOR, QUE É POLONÊS, USA TÉCNICA DE MACRO FOTOGRAFIA

20 de Junho de 2012 às 09:11
A macro fotografia é uma técnica que permite ao fotógrafo realizar close-ups dos objetos. Ela difere em várias maneiras dos outros tipos de fotografia: com frequência exige equipamentos muito especializados e que o fotógrafo considere uma extensa série de variáveis, entre elas as de luz, distância do objeto e ângulo de visão. É quase inacreditável a variedade de belas formas e cores que o mundo dos insetos pode apresentar. Qualidades que, a olho nu, passam geralmente despercebidas, mas que revelam toda a sua estupenda beleza quando captadas pela macro fotografia.
Como acontece com todos nós, o fotógrafo Igor Siwanowicz se depara com frequência com insetos: abelhas, moscas, formigas, borboletas, cupins, vespas, etc. A diferença é que nós os espantamos ou os observamos, porém sem vê-los cara a cara. Não podemos fazê-lo a olho nu. Igor o faz usando poderosas lentes de aumento ou, melhor ainda, as fotografa com câmeras dotadas de poderosos objetivos macro. O resultado é maravilhoso.
1 Quantas pernas tem a centopeia?
No caso desta centopeia – uma intrusa na galeria, já que ela não é considerada exatamente um inseto – sua cara permanece um mistério. Nem sequer uma boa macro conseguiu fotografa-la. Para compensar, com um pouco de boa vontade pode-se contar suas pernas e descobrir que as centopeias... não possuem necessariamente cem pernas!
Em geral, esses invertebrados têm mais, chegando a 400 pernas. Embora, recentemente, tenha sido descoberta uma espécie que se acreditava extinta e que possui 750 pernas.
2 O mundo colorido da borboleta
 A borboleta é sem dúvida o inseto mais espetacular do ponto de vista estético graças à fantasia das suas asas. O seu aparato bucal, em forma de tromba e chamado de espirotromba, lhe permite sugar o néctar das flores. Uma borboleta é capaz de visitar até 25 corolas por minuto! Elas não possuem uma boa visão, mas sua percepção das cores é ótima. São atraídas pelas cores muito vivas e quentes, como o vermelho e o amarelo, e podem distinguir o ultravioleta. Isso significa que uma flor que para vemos branca, para a borboleta aparece multicolorida.
3 Crisálida vezes 8 mil
Antes de se tornar o ser voador tão admirado na natureza, a borboleta passa por três metamorfoses. A segunda delas é a fase da lagarta, quando o animal sai do ovo exclusivamente para se nutrir de folhas. Ela só interrompe a refeição quando chega à terceira fase, a da crisálida – cerca de 8 mil vezes mais pesada do que ao nascer. Alguns fósseis encontrados demonstram que as metamorfoses da borboleta permanecem as mesmas há cem milhões de anos.
4 O louva-a-deus tem visão panorâmica
Mantis religiosa, o nome científico do louva-a-deus, deriva do latim mantis que significa profeta ou adivinho. Ele se refere à postura desse inseto, no qual as patas anteriores são mantidas juntas, como se fosse uma pessoa em atitude de oração. Há muitas espécies de mantis. Uma das características que distinguem o gênero de todos os outros insetos é a particular mobilidade da cabeça, que pode voltear quase completamente, e a capacidade de direcionar o próprio olhar.
5 Importuna e gulosa. Assim é a mosca
A mosca é certamente o inseto mais importuno que pode entrar em nossa casa. Seus receptores de movimento lhe permitem perceber o menor deslocamento do ar, e sua visão extremamente sofisticada lhe permite  visualizar movimentos em alta velocidade, “clicando” 250 fotos por segundo, enquanto o olho humano consegue “clicar” apenas 24. Ela possui um paladar extremamente sensível, a tal ponto que os receptores se localizam em todo o corpo, inclusive nas pernas, permitindo-lhe distinguir não apenas substâncias tóxicas mas também diversas nuances de doce e de amargo.
6 Esposas assassinas
Elas têm fama de devorar seus parceiros após o amor, e isso é a primeira coisa que nos ocorre quando pensamos nas fêmeas do louva-a-deus. Nem todos porém sabem que existem diversas espécies de mantis além da “religiosa”, à qual pertencem as tais fêmeas canibais. Esta da foto, por exemplo, chama-se Pseudocreobotra e se distingue por possuir asas de borboleta e corpo claro. As manchas oculares, típicas das borboletas, presentes nas suas asas, lhes permitem enganar os predadores fazendo-os pensar que um animal muito maior está à espreita.
7 Mantis: falsa planta, verdadeira assassina
Se por um lado o mimetismo das mantis serve como mecanismo de autodefesa, é também verdade que ele é usado como efeito surpresa nas emboscadas às suas próprias vítimas. É o caso da mantis Phillocranya Paradoxa, cuja cor e aspecto lhe possibilitam mimetizar-se perfeitamente fazendo-a aparecer como uma planta e permitindo-lhe estudar sua presa com toda tranquilidade, antes de lançar-lhe o certeiro golpe mortal.
8 Os olhos da aranha saltadora
É curioso como os olhos desta aranha se parecem mais aos de um vertebrado que aos de um inseto. Seu alcance é como o de uma objetiva, mas seu campo de visão é muito estreito. Isso significa que essa aranha precisa mover seu corpo em várias direções para poder ver. Na foto, pode-se ver a retina do olho dessa aranha saltadora, composto de 4 faixas de minúsculas células sensoriais, bem no meio da imagem.
9 Lagartixa de crista, uma artista de circo
A Rhacodactylus ciliatus, também conhecida como lagartixa de crista, é um dos membros mais curiosos da imensa família dos geckos. Elas possuem notável capacidade de correr pelas paredes e os tetos, graças a um sistema especial de pelos aderentes localizados nas palmas de suas quatro patas. Sua cauda, quando cortada, se regenera e depois de um tempo volta a ser exatamente a mesma. A lagartixa, obviamente, não é um inseto, e sim um réptil. Mas esta imagem obtida por Igor Siwanowicz é tão bela que decidimos oferecê-la ao leitor.

10 Canhões de ácido fórmico
Essa lagarta se nutre de folhas de salgueiro, e costuma ser um animal bastante tranquilo. Mas se um predador tenta tocá-la, a lagarta da Cerura Vinula não hesita em se defender escondendo o rosto (de cor escura) e agitando as patas posteriores, em forma de longos chifres. Se isso não for suficiente, ela lança sobre o inimigo jatos de ácido fórmico armazenado em uma glândula instalada no tórax. Essa substância urticante costuma afastar os mal-intencionados.
11 A aranha-pavão é um show
Coloridos de azul, vermelho e negro, os machos da Maratus volans, a aranha-pavão, possuem extensões parecidas com asas em seu abdômen. Esses apêndices cobertos de pelos podem aparecer e serem recolhidos, como a cauda dos pavões. São usados na época do acasalamento, para atrair as fêmeas. O terceiro par de pernas também é alçado e exibido. Ao se aproximar da fêmea, o macho faz vibrar suas pernas e cauda levantadas, fazendo passos de dança para a esquerda e a direita. Ambos os sexos chegam a 5 centímetros de comprimento. As fêmeas e os pequenos são marrons, mas cada espécie tem marcas coloridas que as distinguem dos parentes.
12 A mantis bailarina é uma deusa
Na mitologia indígena das tribos Khoi e San (também chamados hotentotes) da África do Sul, certas espécies de louva-a-deus (Mantis religiosa) são consideradas divindades e devem ser respeitadas. As fotos mostram alguns desses insetos em posição de ataque, parecendo balarinos no desempenho de alguma dança.

Nenhum comentário: