sexta-feira, 29 de junho de 2012

CELSO RUSSOMANO "MACEDO" E D'URSO " YOKI"


OAB do vice D'Urso já investigou Russomano

OAB do vice D'Urso já investigou RussomanoFoto: Edição/247

PRÉ-CANDIDATO DO PRB À PREFEITURA DE SÃO PAULO, CELSO RUSSOMANO, QUE TEM O PRESIDENTE DA OAB/SP, LUIZ FLÁVIO D'URSO, COMO VICE, FOI INVESTIGADO PELA MESMA ORDEM DOS ADVOGADOS POR CHARLATANISMO; ELE OFERECIA SERVIÇOS JURÍDICOS SEM TER PASSADO NO EXAME; CASO IA AO STF, MAS FOI ESQUECIDO

29 de Junho de 2012 às 16:29
Claudio Julio Tognolli _247 - Imortalizado no finado programa Aqui e Agora como o caçador de charlatães, o candidato Celso Russomano agora faz ele mesmo uma ponta no espetáculo do charlatanismo. Celso Russomano enganou seu novo vice, justamente o presidente da OAB São Paulo, Luiz Flávio Borges D'Urso. E não contou a ele que posa de advogado sem ter tirado ainda o seu número OAB, que é o DNA legal para que alguém possa defender alguém usando a chancela de advogado.
O PTB decidiu ontem apoiar o pré-candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomano. O vice da chapa será Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB/SP, que era o pré-candidato petebista. Com o apoio do PTB, o tempo de TV de Russomano passa a ser o quarto maior da disputa municipal, atrás de José Serra (PSDB), Fernando Haddad (PT) e Gabriel Chalita (PMDB).
Com toda essa festança da coligação, Russomano entretanto mente ao seu parceiro de candidatura. E tem dito a ele que é advogado legalizado. A reportagem do Brasil 247 apurou que Russomano ainda não tirou o seu número OAB.
Russomano coliga-se justamente com o presidente da entidade que já o acusou de charlatanismo. Em agosto de 1998, a OAB acusou Celso Russomano de charlatanismo. Ele se dizia advogado e defensor do consumidor. Para a OAB, ele praticava exercício ilegal da profissão. Ele não passou no exame da OAB
A Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo, recebeu denúncia de que o deputado federal Celso Russomano exercia ilegalmente a advocacia em 1998. Russomano mantinha o serviço "Plantão Jurídico", pelo sistema 0900 (0900-112.222), em que oferece pelo telefone uma "orientação dos seus direitos", como dizia a gravação que atende as ligações com a voz do deputado. O serviço custava R$ 3,95 por minuto. O presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB, de então, Alberto Rollo, encaminhou ofício notificando o deputado. A Comissão de Prerrogativas da OAB recebeu dez denúncias contra Russomano, encaminhadas por diferentes subseções da entidade. O deputado é bacharel em direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos, mas não é advogado, uma vez que ele não passou no exame da Ordem para obter o registro que autoriza o exercício da profissão. "O Russomano está infringindo as normas da Lei 8.906/94, e o exercício ilegal da profissão é crime tipificado no Código Penal", disse Rollo.
O que pode complicar ainda mais a situação de Celso Russomano nas investigações é o fato de ter se apresentado como advogado no Repertório Biográfico da Câmara dos Deputados. Na queixa apresentada pela 86ª subseção da OAB de (Itapecerica da Serra, SP), além do exercício ilegal da profissão de advogado, Russomano foi denunciado por prática de aliciamento de clientes. A segunda denúncia foi motivada por anúncios do Plantão Jurídico veiculado pela TV. "Ainda que ele fosse advogado, Russomanno estaria sob censura, porque a captação de clientes através de anúncio não seria ética", lembra Rollo. O próprio presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB ligou para o Plantão Jurídico, antes de notificar o deputado. "É a voz do Russomano que apresenta o serviço e que oferece assistência jurídica", confirmou Rollo. O representante da OAB afirma que Russomano, como deputado federal, terá privilégio de foro, devendo responder a processo no STF.
Mas o caso foi esquecido.

Nenhum comentário: