quarta-feira, 27 de junho de 2012

ATARI - JOGUE AQUI



40 anos de Atari: relembre e jogue os clássicos da empresa

Companhia responsável pelo Atari 2600 e outros clássicos muda seu foco e continua fazendo sucesso mesmo em consoles da atual geração
27 de Junho de 2012 | 18:00h
Olhar Digital
Compartilhe:
  
15
Share
  Imprimir


Atari Space Invaders
Quem viveu durante o início da década de 70, talvez tenha tido o privilégio de acompanhar passo a passo o crescimento de produtos que hoje são considerados verdadeiros clássicos. Um deles é o Atari, que completa 40 anos nesta quarta-feira (27/06), e ganhou um infográfico para comemorar as quatro décadas de existência (clique aqui para ver o infográfico, em inglês).

A empresa foi criada em 27 de junho de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, e lançaram em novembro do mesmo ano o jogo Pong. Em 1976, a companhia foi vendida para a Warner Communications, que tratou de alinhar os objetivos da instituição. Não demorou muito até que o Atari 2600, primeiro console comercial chegasse ao mercado, em 1977. Ele rapidamente se tornou um sucesso de vendas e popularizou o conceito de videogames domésticos. Antes - e só quem é da época sabe - era necessário ir até bares ou lanchonetes para jogar em máquinas e fliperamas.

Não há como falar de Atari sem citar os mais de 400 clássicos da empresa, como Enduro, Pac Man, Hero, Bobby is Going Home, Asteroids, Battlezone, Pitfall, Montezuma Revenge e Atari Footbal. No Brasil, o aparelho mais popular foi o Atari 2600, na década de 80, mas dois anos antes, em 1978, até mesmo o jogador Pelé foi garoto-propaganda da companhia.



De lá para cá, os anos passaram e a Atari perdeu espaço para outras organizações, como a Nintendo e a Sony, que lançaram consoles top de linha nas décadas de 1980 e 1990. Atualmente, a empresa já não produz mais videogames, apenas jogos, e mudou seu foco para o mercado móvel.

A decisão foi bem pesada, pois, mesmo com produtos de alto poder gráfico, como o PlayStation 3 e o Xbox 360, os games para Atari continuam vendendo como água. Só neste ano, já foram baixados mais de 10 milhões de títulos disponíveis em lojas como a App Store e no próprio site da companhia.

Uma dica para relembrar como é jogar estes games é acessar o site Jogos de Atari. E para quem tem iPhone iPad ou iPod Touch, a bola da vez é o app Atari's Greatest Hits, com uma seleção de títulos que podem ser jogados direto do seu dispositivo.

Veja abaixo um vídeo sobre os 20 melhores jogos da empresa. E aí, você foi da época do Atari? Conte para gente sua experiência.

 

Nenhum comentário: