quarta-feira, 30 de maio de 2012

MAIS VEREADORES?


NOSSA REGIÃO
Jornal O VALE
May 30, 2012 - 03:01

Entidade apresenta ‘manifesto’ contra criação de cadeiras

Paulo Martini  Vereadores reunidos em sessão de Câmara em São José
arquivo/ovale
Câmara pode passar de 21 para 27 cadeiras a partir de janeiro do ano que vem
Chico Pereira
São José dos Campos

A sociedade civil começou a reagir contra a ofensiva da Câmara de São José dos Campos de tentar retomar a discussão do aumento do número de cadeiras, que pode pular de 21 para até 27 a partir de 2013.
O empresário Almir Fernandes, coordenador do Gedesp (Grupo de Estudos do Desenvolvimento Econômico, Social e Político), que reúne entidades de classe de São José, postou ontem mensagem nas rede sociais em que pede para a comunidade ficar atenta à qualquer manobra para aumentar as vagas no Legislativo.
“Temos que ser absolutamente contrários ao aumento da quantidade de cadeiras de vereadores, devendo permanecer o atual número de 21 para não onerar excessivamente e desnecessariamente os cofres públicos”, afirmou o empresário em sua mensagem postada no Facebook.
Fernandes, que também é diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em São José, frisou ainda que “temos que fazer uma campanha contra a reeleição dos vereadores que querem aumentar o número de cadeiras, porque estes vereadores só pensam em si próprios e não estão preocupados com os gastos do município”.
Fernandes disse que a sua intenção foi lançar uma alerta para a cidade. “Se realmente os vereadores tentarem ampliar o número de cadeiras, a cidade tem que reagir contra”, declarou o empresário.
“Estamos atentos. Acho que os estudantes também devem se posicionar, como aconteceu em outras ocasiões como na votação do reajuste dos salários dos vereadores”, destacou Fernandes.
Os vereadores, oficialmente, não admitem a possibilidade de revisão, mas o assunto voltou a ser tema de conversa nos bastidores do Legislativo.

Posicionamento. O vereador e pré-candidato do PP a prefeito, Alexandre da Farmácia, também confirmou ontem que o assunto vem sendo comentado por seus pares.
“Estão comentando, mas quero deixar claro que sou contra o aumento de cadeiras, posição que assumi desde que o assunto foi tratado na Casa pela primeira vez”, declarou.
A bancada do PSDB, a maior, com cinco vereadores e de onde teria partido a iniciativa de retomada da questão, divulgou nota se posicionando contra o aumento das vagas.
O assunto foi alvo de comentários na sessão de ontem.
Os dois vereadores do PSB, Valdir Alvarenga e Walter Hayashi, apresentaram moção em que rechaçam qualquer tentativa de aumento.
A revisão das vagas pode ser feita até 30 de junho, conforme Resolução editada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para efetivar a mudança é necessário alterar a Lei Orgânica do Município com pelo menos 14 votos favoráveis (dois terços do total).

SAIBA MAIS

DEBATE
Parlamentares de São José debatem novamente a possibilidade de ampliar o número de cadeiras no Legislativo

AumentoAtualmente, a Câmara possui 21 vagas. Pelas regras em vigor, esse número pode subir para até 27 a partir de 2013

Reação
A sociedade civil começou a reagir contra qualquer tentativa de mudança

MensagemEm mensagem postada nas redes sociais, o empresário Almir Fernandes lançou alerta à comunidade para ficar atenta a qualquer manobra

Nota
PSDB e PSB manifestaram ontem posição contrária em nota

A sociedade brasileira já está empanturrada destes senhores, que lá querem entrar e ficarem com uma simples intenção, a de se locupletarem,salvo ínfimos casos. Não digam que não é o caso, pois serão desmentidos., entram na tanga e saem, quando saem, pois a maioria que são derrotados nas urnas, ocupam espaço nas asas do executivo, em posição financeira invejável. As manifestações anti aumento de cadeiras nos legislativos brasileiros, estão a pipocar pelo país inteiro, e a população está saindo às ruas e exigindo os seus direitos. Todos eles são contra o aumento de cadeiras, se são contra que assinem um documento legalizado esta intenção, que acho muito difícil. Gostaria de saber quem sãos os favoráveis a esta aberração... com certeza será para acobertar mais apaniguados que serão necessários nesta "composição partidária" que com certeza será feita para eleger o próximo prefeito. Teria algum, de saco roxo, para vir a público, documentado e dizer, sou contra! A população deverá começar a manifestar-se, pois há excessos destes senhores em nossa câmara. http://movimentobrasileirosunidos.blogspot.com.br/
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 30/05/2012 11:52

Nenhum comentário: