terça-feira, 29 de maio de 2012

ANALGÉSICOS E O CÂNCER DE PELE


Analgésicos podem proteger contra câncer de pele


Estudo na Dinamarca indica riscos até 21% menores de sofrer da doença

Publicado:
Atualizado:
RIO - Um novo estudo publicado online na revista "Cancer", da Sociedade Americana do Câncer sugere que a aspirina e outros analgésicos podem ajudar a proteger contra o câncer de pele. Estudos anteriores sugerem que anti-inflamatórios não-esteroides (AINE), que incluem a aspirina, o ibuprofeno e o naproxeno, podem diminuir o risco de uma pessoa desenvolver alguns tipos de câncer.
Sigrún Alba Jóhannesdóttir, do Hospital Universitário Aarhus, na Dinamarca, e seus colegas analisaram se os remédios podem reduzir os riscos dos três tipos de câncer de pele mais importantes: carcinoma basocelular, carcinoma de células escamosas e melanoma maligno. O trabalho incluiu uma análise de registros médicos na Dinamarca de 1991 a 2009 e identificou 1974 diagnósticos de carcinoma de células escamosas, 13316 diagnósticos de carcinoma basocelular, e 3242 diagnósticos de melanoma maligno. Eles compararam informações, incluindo dados de prescrição, desses pacientes com informações de 17.8655 indivíduos sem câncer de pele.
As pessoas que apresentavam mais de duas prescrições para AINE tinham um risco 15% menor de desenvolver carcinoma de células escamosas e 13% menos chances de ter melanoma maligno do que os que relatava duas ou menos prescrições dos medicamentos, especialmente quando os remédios foram tomados por sete ou mais anos ou em grande quantidade. Pacientes que tomaram AINE não pareciam se beneficiar de uma probabilidade menor de desenvolver carcinoma basocelular em geral, embora tivessem um risco 15% e 21% menor de sofrer deste tipo de câncer em áreas menos expostas (outras regiões do corpo que não cabeça e pescoço) quando tomavam a medicação por muito tempo ou em grande quantidade, respectivamente.



Nenhum comentário: