terça-feira, 24 de abril de 2012

ZIPPER E O SEU INVENTOR OTTO FREDRIK GIDEON SUNDBACK





Otto Fredrik Gideon Sundbäck (Jönköping24 de abril de 1880 — Meadville21 de junho de 1954) foi um engenheiro e inventor sueco que imigrou para os Estados Unidos.
É associado a pesquisas de desenvolvimento do ziper

Otto Fredrik Gideon Sundbäck nasceu em uma fazenda em Sonarp, Ödestugu Parish(Ödestugu på gården Sonarp), em Jönköping County, Småland, Suécia. Ele era filho de Jonas Otto Magnusson Sundbäck, um próspero fazendeiro, e sua esposa Kristina Karolina Klasdotter. Após seus estudos na Suécia, Sundback mudou-se para a AlemanhaOnde estudou na escola politécnica em Bingen am Rhein. Em 1903, Sundback prestou o exame para engenharia eletrônica. Dois anos mais tarde se mudou para o Canada e osEstados Unidos.Biografia


Carreira

Em 1905, Gideon Sundback começou a trabalhar na Westinghouse Electric and Manufacturing Company em Pittsburgh, Pensilvânia. Em 1906, Sundback foi contratado para trabalhar para a Universal Fastener Company in Hoboken, Nova Jersey. Em 1909, Sundback casou-se com Elvira Aronson que era filha do gerente da fábrica nascida na Suécia, Peter Aronsson. Subsequentemente Sundback era promovido a posição de designer chefe da Universal Fastener.

[Atribuição de Patente em 1917

A Sundback foi atribuída nos EUA patente Nr. 1.219.881 (pedida em 1914 e atribuída em 1917) pelo invento do ziper (fecho Éclair)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito sábia esta invenção
de Otto.
Pelo uso do zipper atraves da necessidade de fechar o que não pode ficar aberto, e pelo designer que são usados nas roupas do modismo.
Adoro demais roupas adornadas com zippers.
E para completar, gostei muito da criatividade do Google.