sábado, 31 de dezembro de 2011

ARRUDA DOS VINHOS - PORTUGAL








História

Situada num vale fértil e ameno, a antiga vila de Arruda dos Vinhos deslumbra, não só pela sua rica história, mas também pela conhecida hospitalidade das suas gentes. Nela, o visitante poderá facilmente entabular um diálogo com um passado repleto de acontecimentos, mergulhados, pelo menos, desde o início da nacionalidade. Deste modo, ainda é possível percorrer as ruelas da zona histórica de Arruda e sentir o mistério e a magia da Idade Média portuguesa. Aqui e ali, a toponímia das ruas, dos terreiros e dos recantos, sugere-nos a existência de antigos paços reais e de um castelo mouro, desaparecido ou oculto por alguma espécie de encantamento, que ainda não foi possível desvendar. Do primeiro monarca, resta-nos o testemunho de um documento de doação da vila à Ordem Religiosa e Militar de Santiago em 1172, comprovando-se, efectivamente, a importância e notoriedade que a povoação detinha já na época. Foi esta Ordem que constituiu um verdadeiro motor de desenvolvimento rural na região, ao fazer instituir um convento no Sítio do Vilar, destinado a acolher as esposas dos Cavaleiros que partiam para Sul, durante a efeméride da Reconquista. Estas, para além da oração, dedicavam-se ainda à exploração agrícola, através do arrendamento de terras, promovendo, deste modo, a dinamização da agricultura, especialmente o cultivo da vinha, dadas as características excepcionais desta zona para este tipo de actividade.

Não só Arruda dos Vinhos constituiu desde tempos ancestrais um importante pólo de produção vinícola, como também por estas paragens se têm vindo a constatar vestígios de uma importante rota ancestral de comercialização deste produto, sobejamente apreciado, aquém e além-mar. Dessa rica herança, subsiste ainda hoje o desenvolvimento e a expansão da actividade vitivinícola numa grande parte do território do concelho, sendo que a região de Arruda dos Vinhos se situa actualmente numa das melhores zonas de produção de vinhos do país.

Por tudo isto, ainda hoje, nas aldeias, casais e quintas que rodeiam e completam a harmonia dos vales, trabalham-se afincadamente os campos, cultivam-se as várzeas férteis, e preparam-se os vinhedos para as célebres e fartas colheitas de Outono que tão bem tipificam e enchem esta terra de cor. Deste longo ritual de labor e sabedoria resulta anualmente em Novembro, a Festa da Vinha e do Vinho, onde forasteiros e arrudenses convivem em alegria, em tom de celebração à terra.

Retomando o lento desfilar dos tempos, refira-se o período áureo do rei D. Manuel I, restando-nos como grande motivo de orgulho a magnífica Igreja Matriz de Nossa Senhora da Salvação, restaurada por ordem expressa deste monarca. Foi também D. Manuel, que atribuiu foral à vila a 15 de Janeiro de 1517. Desses tempos, chegou-nos ainda um património cultural valioso, que se traduz nas tradicionais festividades em honra da padroeira, de 6 a 18 de Agosto e que atraem a Arruda dos Vinhos milhares de visitantes. Nesta altura, Arruda - vila engalanada e entregue à festa e à inspiração das agradáveis noites estivais - revela todo um encanto e magia que só uma visita minuciosa e atenta poderá proporcionar. Mas também ao longo de todo o ano, a procura da noite Arrudense começa já a ser uma referência e um agradável ponto de encontro.

Nenhum comentário: