domingo, 27 de novembro de 2011

VALE DO PARAÍBA E A TECNOLOGIA


NOSSA REGIÃO
Jornal O VALE
November 27, 2011 - 02:00

Vale abriga mais de 500 empresas de tecnologia

Parque Tecnológico
Claudio Capucho
Pesquisa aponta que as companhias da região estão instaladas em S. José, Taubaté, Jacareí e Pinda
Chico PereiraSão José dos Campos
O Vale do Paraíba abriga pelo menos 500 empresas de base tecnológica em um universo de 5.000 pesquisadas pelo Parque Tecnológico de São José dos Campos em toda a região.
Desse universo, 259 empresas desse universo estão sediadas em São José dos Campos (52%). Outras 59 empresas estão em Taubaté (12%) e 47 em Jacareí e Pindamonhangaba (9%).
Os dado são resultados preliminares do mapeamento que o Parque Tecnológico iniciou há quatro meses para identificar as empresas de base tecnológica instaladas na região, como parte do plano de aprimoramento da atividade empresarial no Vale.
“A nossa meta é fazer um diagnóstico completo do segmento empresarial de base tecnológica na área de serviços e produtos para aproximar o parque desse universo”, disse o diretor geral do Parque Tecnológico, José Raimundo Braga Coelho.

Colaboração. Segundo ele, a intenção também é conhecer detalhadamente cada empresa, seus produtos, dificuldades e peculiaridades.
“A nossa intenção é colaborar com as empresas como orienta-las a buscar auxílio de agências de fomento e de financiamento para seus projetos, fazer prestação contas”, afirmou o diretor do Parque.

Surpresa. Outro dado que surpreendeu o diretor do Parque Tecnológico é que, das 500 empresas de médio e pequeno porte de base tecnológica, 139 declararam ser depositárias de patentes de invenções ou modelos de utilidade e muitas se autodenominam independentes com relação a financiamento de organismos governamentais, Além disso, boa parte tem capital nacional privado.
“O levantamento ainda não foi totalmente concluído e acreditamos que teremos mais novidades por parte das empresas pesquisadas”, afirmou José Raimundo.
O trabalho contou com a ajuda de alunos da Fatec.

Nenhum comentário: