quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vai fazer greve? Porquê?



AS RAZÕES DE 17 PERSONALIDADES

Vai fazer greve? Porquê?

Hoje
José Ribeiro e Castro

José Ribeiro e CastroFotografia © 7

Conheça as razões e as convicções que podem levar (ou não) alguém a participar numa greve geral. 17 protagonistas da sociedade portuguesa responderam à pergunta do 'Diário de Notícias'.

Eugénio Rosa, Economista: "Vou. Pela forma desigual como estão a ser distribuídos os sacrifícios, penalizando os rendimentos do trabalho e as pensões, e contra afirmações como as de Poul Thomsen, ao 'Expresso', dizendo que se a economia se afundar, depois vê-se. Não pode ser. Isso significa mais falências e mais desemprego"
Américo Amorim, Empresário: "Não, porque o tempo que trabalho é-me insuficiente para corresponder às necessidades do País. Mas não contesto que haja greves em Portugal, é um direito"
Maria do Céu Machado, Médica: "Não. A primeira porque sou directora de um departamento e acho que as direcções não devem fazer greve. A segunda - respeito a greve e já a fiz noutras situações -, acho que o País não está em condições financeiras para fazer greve. Traz um prejuízo grande e pioramos a nossa situação"
Paulo Guinote, Professor: "Vou fazer greve, porque neste momento estou mesmo farto da maneira como quer o Governo quer a oposição têm tratado as questões do Orçamento e como têm tratado a função pública como a única culpada para o desequilíbrio das contas públicas"
Ramiro Marques, Investigador: "Não vou fazer greve, mas respeito quem faz. Acho que é completamente inútil, na medida em que já não é possível reverter os cortes nos subsídios. E se a greve for muito expressiva, além de inútil vai ser prejudicial para a imagem de Portugal perante os credores de quem, mal ou bem, dependemos"


Ler Artigo Completo(Pág.1/3)Página seguinte
PATROCÍNIO
4020Visualizações
0Impressões
28Comentários
0Envios
25 Comentários
Página 1/3

Ordenar por:

1|2|3 »
Utilizador Não Registado

Luis

24.11.2011/10:40

Impressiona-me os comentários contra a greve e contra os trabalhadores da função pública. Impressiona-me que os critiquem por ficarem sem subsídios durante dois anos. Impressiona-me que depois disto as pessoas não vêm que os trabalhadores do privado vão seguir o mesmo caminho (baixa de rendimentos). Mas impressiona-me ainda mais as pessoas não se manifestarem pela distribuição equitativa dos sacríficios.... Como dizia Passos Coelho "este é um esforço para todos os trabalhadores", é por isso que os sacrifícios são apenas para os rendimentos sobre remunerações, e os rendimentos sobre capital é NULO. A GREVE É PRECISAMENTE CONTRA ESTAS INJUSTIÇAS... QUEM TEM POUCO PAGA, QUEM TEM MUITO VÊ OS OUTROS PAGAREM!!!


Utilizador Não Registado

BPN E O SEU GANG

24.11.2011/10:35

Consciência social ?!A Segurança Social,SNS... DEVEM muito dinheiro aos seus utentes e contribuintes que sempre trabalharam no duro e descontaram para outros tirarem cursos ... Idosos "perdem " passes sociais e os Governantes e outros não abdicam de subsídio de alojamento entre outros como se ganhassem pouco ... "A saída de dinheiro para os OFFSHORES aumentou 800% ..." Será o trabalhador com 700 ,500,485,e menos euros ?!... ESTE GANG TEM QUE SER POSTO A CORRER ! ISTO É UM MEGA BPN !.... E QUANTO MAIS TARDE PIOR !...NÃO ESPEREM POR MANIFESTAÇÕES OU GREVES VENHAM PARA A RUA EM ANTES DE TEREM DE VIVER DA RUA !... ESTÃO A DESTRUIR PORTUGAL .


Utilizador Não Registado

Maria RR

24.11.2011/10:30

A alternativa ao que está a ser feito seria virarmos um país comunista (como o PCP e o BE gostariam). É isso que, verdadeiramente, os portugueses querem? Então porque não votaram PCP ou BE nas últimas eleições? Esta greve não é um exercício de direitos, é um acto terrorista.


Utilizador Não Registado

Anónimo

24.11.2011/10:16

Ou os portugueses reagem ou vão ter na velhice que começar a lutar pelo sustento como se tivessem 20 anos. Enquanto tiver quem pague com o suor do próprio rosto, os senhores do mercado vão continuar sua exploração desenfreada e os governos serão seus instrumentos. E não tenho dúvida que o enfraquecimento da esperança nos fará aceitar com mais mansidão a 3a. guerra mundial que já se desenha, e que mais uma vez será para salvar o capitalismo.


Utilizador Não Registado

Parasitas

24.11.2011/10:21

Só não és mais estúpido porque não tens penas...
Utilizador Não Registado

Loff

24.11.2011/10:05

A greve é um direito, de facto, mas sinceramente quando se trabalha numa empresa privada que depende dos seus clientes, que alternativas existem?


Utilizador Registado

OFFelia

24.11.2011/10:04

Bahamas

Greves?!? Resolvem o quê? Quem queremos nós que nos governe? O Jerónimo? O Louçã?? O Seguro inseguro??? Os meninos P e PP ??? Os militares??? É a Cultura "estúpido" !!!


Utilizador Não Registado

albino maia

24.11.2011/09:59

estou de acordo com a greve ... quando comecei a trabalhar com 9 anos eram 48 horas ao fim de mais de meio seculo eram 40 horas semanais ao fim de muitas lutas... agora estamos a voltar ao antigamento eu pergunto sera que os sacrificios serao perdidos ....apelo a todos os trabalhadores que sem lutas nao se conseguem nada


Utilizador Não Registado

Parasitas

24.11.2011/10:20

Ò Albino, são 40 horas para ti e para mim, para os parasitas da Função Pública são 30 horas por semana! Fazes bem em fazer greve para manter os "direitos adquiridos" deles!
Utilizador Não Registado

Francisco Gonçalves

24.11.2011/09:44

Embora já reformado tenho os meus afazeres. Não vou fazer greve. Por outro lado, esta greve é contra quem? Qualquer Governo teria que fazer a mesma coisa que o actual. Esta greve é contra o País, contra o euro, contra Todos os milhares que querem trabalhar e se viram privados dos transportes, que até já pagaram. Esta greve é contra os nossos Filhos e os nossos Netos. O País inteiro está a sofrer com a crise, mas tem que ter um pensamento positivo e lutar. Lutar sim, mas para sair da crise!


Utilizador Não Registado

TÓTÓ

24.11.2011/09:50

Pois é...falas de barriginha cheia... se calhar tás como a ASSUNÇÃO ESTEVES..trabalhou 10 anos e toma lá a reforma....ganda tÒTÒ
Utilizador Não Registado

João Nobre

24.11.2011/09:37

Com o País à beira do abismo, não acho bem que os funcionários das empresas públicas façam greve, prejudicando a maioria da população que lhes paga através dos impostos. Precisamos é de aumentar a produtividade. Deste modo os grevistas apenas demonstram ser ignorantes e vulneráveis à manipulação partidária dos dirigentes sindicais.


Utilizador Não Registado

Xuxas

24.11.2011/09:30

Não faço greve porque alguém neste país tem de produzir para pagar os salários e as mordomias aos parasitas da Função Pública que fazem greve...


Página 1/3

1|2|3 »

Comentar

Caracteres disponíveis: 750

 Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
 Lembrar dados pessoais
  • Comentar
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado
http://www.prensaescrita.com/adiario.php?codigo=POR&pagina=http://www.dn.pt

Nenhum comentário: