sexta-feira, 25 de novembro de 2011

DEMITIDO: BAPTISTA GARGIONE FILHO



DEMITIDO: Era Baptista Gargione Filho 
chega ao fim na Univap
Fotos Internet
VNEWS
Atual reitor da universidade foi desligado do quadro de funcionários da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)
Credito: Divulgação / UnivapAtualizado às 12h03

Após 30 anos de poder dando as cartas nas decisões da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), e da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), chegou ao fim a era Baptista Gargione Filho.

Ainda como reitor e professor da instituição, ele foi desligado do quadro de funcionários da FVE na última quarta-feira (23). Não se sabe se Gargione foi demitido ou pediu demissão, ou em quais circunstâncias isso ocorreu.

Procurada pelo VNews, a presidência da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) não forneceu mais detalhes sobre a saída de Baptista do comando da universidade e nem quem será o substituto, já que o novo estatuto que deve entrar em vigor em 90 dias, prevê eleições para abril do ano que vem.

A FVE se limitou a dizer que "O Prof. Batista Gargione Filho não faz mais parte do quadro de funcionários da FVE." e que mais esclarecimentos serão dados oportunamente.

Últimas ações e perpetuação

Os últimos dois atos de Baptista à frente da reitoria da Univap foram colocar a filha como parte integrante do Conselho da FVE e usar a fundação para pagar um advogado que tentaria barrar a homologação do novo estatuto por parte do Ministério Público. O valor ultrapassaria os R$ 120 mil.

Gargione assumiu a reitoria da Univap em 1991 logo após a criação da universidade e permanecia até esta quarta-feira (23). Desde 1981 ele era presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino, cargo que renunciou em fevereiro deste ano, após o Ministério Público barrar o novo estatuto aprovado pelo Conselho Deliberativo.

Novo estatuto

No último dia 24 de outubro o novo estatuto da universidade foi aprovado. As novas regras foram propostas pelo Ministério Público em agosto do ano passado, para tentar acabar com algumas irregularidades dentro da instituição.

80 conselheiros votaram durante a tarde e por 54 votos a favor foi aprovado o novo estatuto da Univap. Eram necessários dois terços dos votos. Alunos e professores que estavam no auditório comemoraram. O novo estatuto vai possibilitar principalmente a alternância de poder na Univap. A gestão do reitor passa a ser de quatro anos e ele só poderá ser reeleito uma vez.

As mudanças foram debatidas em audiências públicas na universidade. No ano passado, o Ministério Público criticou a concentração de poder na instituição. O Conselho Deliberativo vai passar a ter 30 integrantes, dois terços serão professores e alunos.

Primeiras denúncias

Em 2006, ex-professores que haviam sido demitidos da instituição, encaminharam denúncias ao Ministério Público e à Justiça por supostas irregularidades na administração de Gargione à frente da FVE, dentre elas, desvio de dinheiro e nepotismo dentro da FVE.

Um inquérito civil foi instaurado para apuração do caso, porém acabou sendo arquivado por falta de provas que dessem comprovação às denúncias.

Invasão na Reitoria

Nos últimos anos, Gargione passou a ser alvo de investigações e protestos. No final do ano passado, Cerca de 40 estudantes de vários cursos ocuparam o prédio da reitoria da instituição por quase três dias.

A universidade conseguiu na Justiça a reintegração de posse. Os estudantes protestam contra o aumento nas mensalidades. Eles protestavam contra o corte de benefícios como o desconto de 12% para quem paga a mensalidade antes do vencimento

Menos de uma semana depois, a Univap voltou atrás e decidiu manter o desconto pontualidade para quem pagasse a mensalidade até o dia de vencimento.

Nenhum comentário: