domingo, 23 de outubro de 2011

PROMESSAS QUE O VENTO LEVOU!!!



REGIÃO
Jornal O VALE
October 23, 2011 - 04:01

‘Tenho orgulho do avanço no social'

Eduardo Cury
Victor Moriyama
Confira entrevista com o prefeito de São José, Eduardo Cury (PSDB)
A pouco mais de um ano do final do seu mandato, como o senhor avalia o cumprimento das metas de seu plano de governo?
Em termos porcentuais cumprimos 85% de nossas metas. Entre os mais importantes avanços estão o modelo de desenvolvimento do Parque Tecnológico e a ampliação dos atendimentos na área da saúde com o AME e a clínica de reabilitação Lucy Montoro. Na área social, retiramos cerca de 1.700 famílias de áreas de risco. Mas meu maior orgulho foi a priorização da pessoa com deficiência. Criamos o Integra. A casa do idoso e as academias ao ar livre viraram uma febre.
O seu governo é caracterizado como uma administração que investe em obras, mas falha na área social. Qual sua avaliação?
Isso é mais um discurso da oposição e eu discordo radicalmente. O grosso dos nossos investimentos estão nas áreas de saúde, educação e esporte e lazer. E isso é área social. Os maiores gastos do nosso orçamento são em saúde e educação, que chegam a quase 60%. Somados aos programas da SDS, chegam a 88% de investimento em área social. A prioridade se dá através do investimento que se faz de verdade. Vaga de creche e pré escola só o pai percebe que é legal. Bolsa auxílio qualificação e a capacitação pelo Prodec. Tudo isso é social na veia.

No seu último ano de mandato que áreas pretende priorizar?
O último ano de governo será das casas do idoso e da saúde. Da finalização das obras das Casas do Idoso e de novos investimentos na saúde. Faremos um centro de especialidades no prédio da Pedro Rachid complementar ao AME, a nova UPA do Putim e novas unidades de saúde. Também vamos universalizar a pré escola. Não foi promessa, mas será feita. Toda criança que precisar de vaga terá.
O que o senhor não irá fazer?
Não vou entregar as 13 estações de conexão. Optamos por integrar as linhas sem as estações. Haverá algumas, mas em número menor. Outra coisa que está no plano e nós não vamos fazer é a bolsa imobiliária junto com CDHU e a linha de financiamento habitacional pelo BEJ, esses projetos mudaram de foco.



REGIÃO
October 23, 2011 - 04:00

Conjunto habitacional




Cury só cumpriu menos da metade das metas em São José


Cláudio Vieira
Dos 87 itens listados no plano de governo apresentado na campanha, somente 31foram integralmente implantados. Os restantes estão em fase de implantação, de projeto ou foram totalmente descartados

Beatriz Rosa
São José dos Campos

A pouco mais de um ano do final do seu mandato, o prefeito de São José, Eduardo Cury (PSDB) cumpriu integralmente menos da metade das propostas do seu plano de seu governo.

Dos 87 itens listados na campanha, somente 31 foram 100% implantados. Os 56 restantes estão em fase de implantação, de projeto ou foram descartados.
Cury contesta a informação e afirma que já avançou em 85% das promessas.

As áreas de saúde, habitação, meio ambiente e transportes são as mais afetadas.
Cury previa a construção de centros de atendimento à saúde da mulher e do adolescente nas regiões norte, sul e leste. O projeto foi remodelado e será criado um núcleo para mulher na galeria Pedro Rachid, no centro, e um para adolescentes, no Centro de Juventude. Na educação, 7 escolas de tempo integral foram criadas.
Estavam previstas 12. Das 3.500 vagas prometidas no ensino infantil, foram criadas 2.780.

Déficit. Com uma fila de espera de 26 mil pessoas pela habitação popular, o governo entregou 2.352 moradias nos três últimos anos. Foram prometidas 4.000. Poucos foram os avanços na regularização dos loteamentos clandestinos.

No Transportes, o Rio Comprido foi o único loteamento clandestino a ter o corredor de ônibus asfaltado. A meta era asfaltar todos os corredores clandestinos.

O governo também não conseguiu priorizar corredores de ônibus para diminuir o tempo das viagens e implantou apenas uma estação de conexão --a meta eram 13.

Para o cientista político da Fatea, Alacyr Arruda, o discurso de priorizar as áreas sociais é eleitoreiro. “Se de fato essas áreas fossem priorizadas os problemas teriam sido resolvidos”.

“Historicamente, o PSDB tem perfil mais técnico e se preocupa mais com o enxugamento da máquina. Isso não está errado. Agora precisa criar metas sociais”.



OUTRO LADO

Para governo, ]área social foi a prioridade
São José dos Campos

Líder de um governo classificado como que investe em obras, mas falha no social, o prefeito Eduardo Cury (PSDB) negou a acusação e afirmou que 85% das metas estabelecidas em seu plano de governo foram cumpridas e que a área social foi prioridade.

“As pessoas não sentiram nas ruas, mas aumentamos os investimentos próprios na área social e isso fez com que perdêssemos a capacidade de investimento com recursos próprios em infraestrutura.”

Segundo ele, apenas 10% do orçamento é destinado a investimentos em obras de infraestrutura, a maior parte do bolo orçamentário é destinados à manutenção de projetos nas áreas de saúde, educação e no social.

“Mudamos o perfil de investimento, temos de batalhar mais dinheiro de fora para fazer investimentos em grandes obras, porque priorizamos o dinheiro do governo para fazer a manutenção de UPAS, hospitais e programas sociais.”

Desafios. De acordo com o governo, metas estabelecidas na habitação e na segurança serão cumpridas e superadas.

Além das 2.352 unidades entregues, o governo aposta em uma nova parceria com a CDHU para entregar mais 1.100 unidades no Putim e no Altos de Santana. Conta ainda com os 512 apartamentos das torres abandonadas da Argon e com 200 indenizações, o que totalizaria 4.164 unidades.

Cury também espera superar metas na segurança e entregar 338 câmeras de segurança, ao invés das 300 prometidas. Entretanto foram entregues até o momento 148.

O governo se orgulha ainda de ter criado o sistema de ronda escolar da Guarda Civil que atende 40 escolas municipais.

Nos três anos de governo foram abertas 296 vagas por meio de Concurso Público, 167 delas para médicos.

Nenhum comentário: