quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A CARA DO BRASIL







12 de Junho de 2011

A Cara do Brasil – I

    *Nicácio da Silva


Qual é a cara do Brasil?

Será que você amigo Leitor saberia nos dizer?

Pois é! Nem mesmo o Pai Valdery de Educandos nos diria. Mas,  Charles de Gaulle, então presidente da França, disse: “O Brasil não é um Pais que se deva levar a Serio”. Converso que meus brios patrióticos foram ofendidos, fiquei à época, envergonhado e revoltado com tal citação.   Hoje, já não tenho o mesmo sentimento de nacionalidade.

A  inexplicável violência praticado por todos os cantos do País  é apenas a constatação que  definitivamente ,a situação social e  política brasileira deixou de lado Maquiavel e está se inspirando em  Dom Corleone. Será esta  a cara do Brasil?

Inquestionavelmente, o pensamento do não zelar pela democracia, de não respeitar e defender os direitos dos cidadãos e a inviolabilidade da propriedade privada, consagrados na Constituição Federal, para o atual governo acéfalo, tem sido sua máxima, e que insiste em nos fazer assumir a condição de republiqueta, sem que as instituições possam funcionar como deveriam, para atender os cidadãos – do mais poderoso até o mais humilde.

Somos intimados todos os  dias a assistir, estarrecidos, pela mídia a falta de pudor e ética moral por parte de certos políticos, administradores e gestores, ministros, desembargadores que são pagos com o dinheiro público para legislar, administrar e zelar por nossos direitos constitucionais, o que se vê é  a audácia desses irresponsáveis que coloca a democracia brasileira em perigo e comprometem a ordem social, política e econômica.

O Brasil que almeja um lugar de destaque e de respeito no campo da integração internacional não pode ser submisso a grupos de politiqueiros, fraudadores, mensaleiros, clientelistas e dos baderneiros, que se escondem atrás de suspeitos movimentos e objetivos sociais. É inaceitável que esses foras-da-lei  possam ficar impunes pelos atos e atitudes com que pregam claramente a subversão da ordem pública.


Quero lembrar dois fatos acontecidos, um em São Paulo e outro aqui em Manaus. No primeiro caso  uma doméstica foi  acusada de ter roubado um “pote de manteiga”. Na ocasião foi presa em flagrante e teve o pedido de liberdade negado por quatro vezes. Já  em Manaus, um senhor que tirar “casca de carapanaúba”, foi preso e jogado na penitenciaria. Ambos não tinham  antecedentes criminais e foram  mantidos no xadrex, ao lado de presas acusadas de crimes hediondos. 

Acredito que até hoje estejam respondendo processo criminal.  Cadê o Zé Dirceu, Roberto Jefferson, Palocci ( este não tem jeito), Marcos Valério, Zé Genuíno, o juiz  que matou o pai de família  em fortaleza,  Maluf, Helio Bessa, Dr. Sandro e outros ? Estão presos?  Não, mil vezes não. 

Para eles existem o Principio da Insignificância Jurisdicional, ou seja, a regalia da Lei.

Agora, para a doméstica, que queria passar manteiga no pão do filho e não tinha  três reais e cinqüenta centavos para comprar, e o mateiro que tirava o sustento para sua família vendendo casca de pau, mofaram por um bom tempo na cadeia. Essa é a cara do Brasil, que prende o cidadão de bem e deixa livre a bandidagem.

http://www.portaldoholanda.com/artigo/1085-a-cara-do-brasil-i

Nenhum comentário: