sábado, 30 de julho de 2011

VOO AF 447 ( RIO - PARIS )


29/07/2011
 às 21:26 \ Voo AF447 (Rio-Paris)
Revista VEJA

Confusão na cabine: últimos diálogos entre os pilotos


O Cockpit Voice Recorder no fundo do Atlântico
A transcrição da íntegra dos últimos diálogos na cabine de pilotagem divulgados pelo Escritório de Investigações e de Análises (BEA) da Aviação Civil da França. Os pilotos se mostram confusos nos momentos antes da tragédia:
2h11min32s - Piloto em função (Bonin): “Eu não tenho mais o controle do avião. Eu não tenho mais nenhum controle do avião”.
2h11min43s - Comandante entra no cockpit: “Ei, o que vocês estão fazendo?”. – Bonin: “O que está acontecendo? Eu não sei. Eu não sei o que está acontecendo”.
2h12min4s - Bonin: “Eu tenho a impressão que estamos a uma velocidade maluca, não? O que vocês acham?”
2h12min13s – Copiloto (Robert) : “O que você acha? O que você? O que é preciso fazer?”
2h12min15s - Comandante: “Eu não sei. Está descendo”.
2h12min27s - Robert : “Você está subindo… Você está descendo, descendo, descendo, descendo”. – Bonin: “Eu estou me descendo agora?”.
2h12min32s - Comandante: “Não, você está subindo agora!” 2h12min33s – Bonin: “Eu estou subindo? OK, então vou descer”.
2h12min44s - Comandante: “Não é possível”.
2h13min25s - Bonin: “O que está… Como pode que a gente continue descendo tanto?”.
2h13min39s - Robert: “Sobe, sobe, sobe, sobe”.
2h13min40s – Bonin: “Mas eu estou empinando muito há algum tempo”. – Comandante: “Não, não, não, não sobe”. – Robert: “Então desce”.
2h13min45s - Robert: “Então me passa os comandos, me passa os comandos”.
2h14min5s - Comandante: “Atenção, você está empinando” – Robert (que assumiu o comando): “Estou empinando?” – Bonin: “Bom, é o que é preciso fazer, nós estamos a quatro mil pés.”
2h14min18s – Comandante: “Vai, puxa!” – Bonin: “Vai, puxa, puxa, puxa, puxa.”
2h14min28s - Fim das gravações.
Leia o post do Blog de Paris “AF 447: Ainda não há culpados pela tragédia
Por Antonio Ribeiro

Nenhum comentário: