quinta-feira, 21 de julho de 2011

TRAVESTIS - Uso do banheiro feminino por travestis gera polêmica








Cartilha da prefeitura de Maracanaú induz travestis a usarem banheiro feminino...


from PORTAL CNEWS on Vimeo.


Em Maracanaú, Ceará, uma cartilha que trata sobre o uso do banheiro feminino pelos travestis tem gerado polêmica entre os pais de estudantes. O folheto levanta mais uma bandeira contra o preconceito nas escolas e trata especificamente sobre a convivência com travestis, propondo que a identidade de gêneros seja respeitada incondicionalmente.

A cartilha sugere, por exemplo, que os travestis sejam chamados pelos nomes adotados, inclusive na hora da chamada em sala de aula. Fala das relações entre pais e professores, educação física e, por último, do uso do banheiro, ponto que vem gerando mais polêmica.

O ex-vereador João Vianney Aires tem filhos estudando nas escolas municipais de Maracanaú e afirma que o folheto fere conceitos morais. Para ele, é inadmissível que meninas tenham que dividir banheiro com meninos.
Opinião que confronta com o sentimento de Dediane Souza, que é diretora de um grupo de resistência contra o preconceito. Ela se assumiu como travesti muito cedo e desde então conheceu também o significado da palavra preconceito.

Mas o que poderia ser motivo para frustrações, se transformou em bandeira de luta. E a luta é pelo respeito à identidade. Para ela, hoje usar um banheiro masculino causa muita mais constrangimentos.

Os folhetos foram distribuídos em repartições públicas de Maracanaú, e chegaram a algumas escolas. A preocupação é com a forma como estas informações podem ser recebidas por jovens em fase de formação de caráter e personalidade. Para a psicóloga Francis Guimarães, o assunto é delicado e exige cuidados na hora de ser repassado ao público escolar.

Em nota, a Prefeitura de Maracanaú informou que o material tem o objetivo de promover a inserção social dos homossexuais e que acredita ser essencial abordar o assunto nos diversos setores da sociedade.

Fonte: CNEWS

Nenhum comentário: