terça-feira, 21 de junho de 2011

A LADROAGEM ESTÁ SENDO OFICIALIZADA NO BRASIL


20/06/2011
 às 19:57 \ Direto ao Ponto

O Tribunal de Contas da União não tem o direito de endossar o mais descarado assalto aos cofres públicos da história do Brasil

No dilmês, essa ramificação degenerada da língua portuguesa que a presidente inventou, a forma é sempre mais reveladora que o conteúdo. O que diz Dilma Rousseff é invariavelmente tão raso que pode ser atravessado por uma formiga com água pelas canelas. O jeito de dizer confirma a cada 10 palavras que o governo brasileiro é chefiado por uma mulher incapaz de produzir uma frase com começo, meio e fim ─ além de inteligível. Hipnotizados pela discurseira inverossímil, os jornalistas às vezes nem percebem que a oradora sem rumo está soltando uma informação que vale manchete.
O fenômeno se repetiu durante a visita a Ribeirão Preto. Nos primeiros minutos do vídeo que registra o palavrório de sexta-feira, Dilma jurou três vezes que a ladroagem sem limites, sem vigilância e protegida pelo sigilo foi abençoada pelo Tribunal de Contas da União. “Esse regime e a lei foram discutidos amplamente pelo governo e com o TCU”, começou a presidente. “Sugiro que as pessoas… os jornalistas que fizeram a matéria que investiguem junto ao TCU”, insistiu. “Não é possível chamar o governo de que está garantindo roubalheira ou qualquer coisa assim”, fingiu indignar-se em seguida. “Isso foi negociado com o TCU!”
A revelação gravíssima não mereceu sequer um canto de página de jornal. Tampouco houve espaço para a nota divulgada na mesma sexta-feira pelo presidente do tribunal, Benjamin Zymler, que transforma os ministros em cúmplices de um ato criminoso. “O Regime Diferenciado de Contratações pode aperfeiçoar o controle de recursos públicos e o andamento das licitações e contratações”, murmurou Zymler, tentando abrandar a confissão de culpa com uma ressalva: o TCU só apoiará oficialmente a malandragem bilionária depois de aprovada pelo Congresso. A Câmara dos Deputados já disse amém. Falta o Senado.
A secretaria de Comunicação do TCU fez um único reparo às declarações de Dilma: nas reuniões com parlamentares governistas encarregados de cuidar do assunto, o tribunal foi representado não pelo presidente, mas por técnicos da instituição. Pior ainda. Os nove ministros, todos nomeados pelo chefe do Poder Executivo, poderiam invocar a ignorância como atenuante. Técnicos no assunto têm o dever de saber que o RDC é só uma sigla para camuflar a vigarice longamente planejada. Não haveria motivos para pressa se os preparativos para a Copa do Mundo tivessem começado no mesmo instante em que o Brasil soube que seria o anfitrião do evento marcado para 2014. (Veja post de maio de 2010).
Uns por inépcia, outros por cretinice, quase todos por se tratarem de corruptos de carteirinha, os pais-da-pátria incumbidos de tocar os trabalhos deixaram as coisas nas mãos de Deus ─ que, além de brasileiro, conversa com Lula todo dia. Passados três anos e meio, os arquitetos do conto da Copa tiraram do armário o instrumento que permite roubar sem sobressaltos. Até um bebê de colo sabe que está em curso o maior assalto aos cofres públicos desde 1500. Os ministros do TCU estão obrigados a impedi-lo. Embora nomeados pelo Planalto, todos têm como patrão a sociedade. Devem obediência aos brasileiros que pagam as contas. Todas, inclusive os salários do Tribunal de Contas.
20/06/2011
 às 19:51 \ Direto ao Ponto

Henrique Meirelles e a armadilha olímpica

Convidado há três meses para presidir a Autoridade Pública Olímpica (APO), autarquia concebida para aprovar e fiscalizar obras de infraestrutura vinculadas aos Jogos de 2016, Henrique Meirelles acabou nomeado na sexta-feira representante da União num certo Conselho Público Olímpíco da Autoridade Pública Olímpica. Se o nome ficou maior, Meirelles ficou menor. Em tese, vai dirigir o colegiado que inclui o governador fluminense e o prefeito do Rio. Na prática, será um dos integrantes do triunvirato completado por Sérgio Cabral e Eduardo Paes. Já é uma dupla e tanto. Mas terá de lidar também com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.
No primeiro número do Pasquim, Millôr Fernandes fez a advertência famosa: “Se este jornal for independente, não dura três meses. Se durar três meses, não é independente”. A profecia só se cumpriu alguns anos mais tarde. Sem medo de errar, tomo emprestada a previsão de Millôr para aplicá-la a Henrique Meirelles, que pode ter caído numa armadilha olímpica. Até prova em contrário, o ex-presidente do Banco Central é um homem honesto. Se continuar a sê-lo, não dura três meses no cargo.
Tomara que saia antes.
19/06/2011
 às 14:56 \ Direto ao Ponto

O último capítulo da conversa com FHC

No terceiro e último capítulo da conversa, dividido em duas partes, Fernando Henrique Cardoso propõe mudanças na política de combate às drogas e comenta a importância da internet na luta pela consolidação da democracia. Melhore o domingo passando alguns minutos em companhia de um homem que nunca fala antes de pensar e, sobretudo, pensa. Nada a ver com o outro.
18/06/2011
 às 22:23 \ Direto ao Ponto

Celso Arnaldo captura a presidente no show de dilmês erudito: ‘Não é possível chamar o governo de que está garantindo roubalheira’

Num dos seus piores momentos em quase seis meses de governo, Dilma Rousseff foi capturada por Celso Arnaldo em Ribeirão Preto. Sorte dos leitores, presenteados com um dos melhores momentos do grande caçador de cretinices. Os 4 primeiros minutos do vídeo são antológicos. O texto também. Confira:
POR CELSO ARNALDO ARAÚJO
O nome da seção do Blog do Planalto já não é bom: “Atividades da presidenta”. Soa esquisito. Na verdade, quem soa sempre esquisito é a presidenta – mas esquisito mesmo é o assunto principal da entrevista dada em Ribeirão Preto: o “Regime de Contratação Especial para as Obras da Copa”, como ela diz. O nome da maracutaia é esse mesmo? Como a Professora Doutora que nunca foi, nem nunca poderia ter sido, pois só pôde ser presidente, ela começa a explicar o inexplicável com uma pergunta retórica de caráter pedagógico:
– O quiquié que foi chamado de, é, sigilo de orçamento?
Você quer mesmo saber por que a Câmara aprovou, a pedido do governo, a tática do “treino secreto” para o timaço que está na jogada da Copa de 2014? Ouça a presidenta com atenção, como o Tinga ouve a preleção do Felipão:
“Trata-se do seguinte. É inclusive integrante das melhores práticas do OCDE e da União Europeia. Pra evitar que a pessoa que está, o licitante, né, quem está fazendo a oferta, utilize a prática de elevação dos preços e de formação de cartel, qual é a técnica que se usa? Você não mostra pra ele qual o seu orçamento. Mas o, quem te fiscaliza sabe direitinho qual é o valor. Aí cê faz a licitação. Aí quiqui acontece? Ele não vai saber qual é o preço que cê acha que pode pagar. Isso significa que ele vai dar um preço menor. E se der fora de orçamento, o órgão de controle sabe que deu fora do orçamento. E além disso ocê explicita o orçamento na sequência. Eu lamento a má interpretação que se deram (sic) a esse ponto.”
Depois dessa explicação meridiana, cartesiana, republicana, é mesmo de se lamentar a interpretação que “se deram” ao Regime Diferenciado de Contratações. É verdade que, nessa defesa da tática RDC feita pela presidente, houve farta distribuição de caneladas, furadas e bolas murchas pelos craques que atendem pelos nomes de “pessoa”, “cê”, “ocê” e “ele”: quem é quem nesse jogo?
Mas só mesmo por má-fé, ou má informação, alguém poderia desconfiar da lisura na contratação no escuro de obras desse vulto no Brasil. Se nos Pan-Americanos de 2007 foi aquela roubalheira desenfreada, e era tudo às claras, que tal darmos uma chance ao não-sabido?
Ficou ainda algum lado do campo desguarnecido? Dilma reforça a defesa:
“Em momento algum se esconde o valor do órgão de controle, tanto interno quanto externo (…) Segundo: quem não sabe o valor é quem está dando o lance. Puqui que ele não sabe? Porque se ele souber que eu dou, vamos supor, vamos fazer uma hipótese, vamos supor que ele ache que é cem, um número cem, vamos supor que no orçamento do governo teja, esteja, 120. A hora que ele vê que é 120 o valor mínimo, ele vai pra 120. Este foi um recurso que nós usamos pra diminuir os preços das obras da Copa. Não há da parte do governo nenhum interesse em ocultá. Pelo contrário, de quem que não se oculta? Não se oculta da sociedade, depois que ocorreu o lance, e não se oculta, antes do lance, dos órgãos de controle.”
Transparência é tudo e mais um pouco. Tente superar as barreiras linguísticas quase instransponíveis do dilmês. Atenha-se ao conteúdo implícito nas entre(mal traçadas)linhas: pela primeira vez, um presidente da República admite que, pelo regime normal de concorrências públicas, já que o RDC é uma exceção absoluta, o que custa 100 sempre sai por 120, no mínimo. E o governo sempre paga. Agora, no escuro, o que é 100 vai custar 100 – e Jair Bolsonaro vai passar o domingo que vem todinho na Avenida Paulista.
Mas a confissão explícita não alivia Dilma. Ao contrário — a presidenta está indignada:
“Eu sinto muito essa, essa má interpretação daquele artigo. E acredito que nada, é, que pode ser corrigido, porque as pessoas conversando elas esclarecem e cada uma vai explicar do que que entendeu, aonde que tá o problema, aonde que tá, porque também tem limite, não é possível chamar (sic) o governo de que está garantindo roubalheira ou qualquer coisa assim. Isso foi negociado com o TCU”.
“Chamar” o governo de que está garantindo roubalheira? Não conheço ninguém que fale português e tenha dito isso. Terá sido o Joseph Blatter?
17/06/2011
 às 23:11 \ Direto ao Ponto

O segundo capítulo da conversa com FHC

No segundo capítulo da conversa, Fernando Henrique Cardoso conta como se sente aos 80 anos ─ completados neste sábado, 18 de junho. Desafeito a confidências, cruza fronteiras íntimas para falar do convívio com Ruth Cardoso, lamentar que a mulher tão brilhante quanto discreta tenha morrido sem saber o quanto era amada pelos brasileiros e recordar a mãe, Naide. Em poucos minutos, FHC ensina o que deve fazer um ex-presidente para evitar amesquinhar-se com a política miúda e envelhecer com dignidade. Confira na seção Entrevista.
17/06/2011
 às 21:28 \ Direto ao Ponto

O primeiro capítulo da conversa com FHC

“Vamos fazer um pacto: nos 90 a gente volta de novo”, sorriu Fernando Henrique Cardoso durante a conversa com o colunista ─ depois de registrar que às vésperas dos 80 anos, completados neste 18 de junho, sente-se “mais jovem que durante a juventude”. O ex-presidente comentou a carta de Dilma Rousseff, o quadro político, a relevância crescente da internet, a questão das drogas e outros temas de que costuma tratar com frequência e brilho. Mas pela primeira vez o temperamento contido não o impediu de percorrer lugares  íntimos. Falou, por exemplo, sobre a falta que faz Ruth Cardoso. Recordou a figura da mãe. E contou que nada lhe parece mais importante que o amor e os amigos.
No primeiro dos três capítulos da entrevista, exibido nesta sexta-feira na seção Entrevista e dividido em quatro partes, FHC defende a continuação do processo de privatizações, analisa os governos de Lula e Dilma Rousseff, discorre sobre o papel da oposição e critica o PT. “Nunca abençoei a corrupção”, fustiga. Não é o PSDB que precisa de uma plataforma política, argumenta. “Quem não tem programa é o PT, que se apropriou das ideias do adversário”, acusa. Para o entrevistado, Dilma é a versão de Lula sem alto-falante. “Brasileiros estão acostumados a presidentes que falam”. Dilma Rousseff deve falar mais, aconselha. Mas sobre coisas relevantes ─ e não tanto quanto Lula.
17/06/2011
 às 21:20 \ Direto ao Ponto

Vem aí o 27 de junho. Quem merece ser homenageado pelo Dia do Quadrilheiro?

Como informou um post de 14 de março, será comemorado neste 27 de junho, pela primeira vez, o Dia do Quadrilheiro. Quadrilheiro junino, especificaram parlamentares espertos, para que os brasileiros não confundissem festas de São João com artigos do Código Penal. A coluna resolveu fundir as duas opções e inaugurar um concurso anual tão relevante quanto o HSV. A partir de hoje, os leitores-eleitores vão escolher o pai-da-pátria que, pelo que andou fazendo no sexto mês do ano, merece o título de Maior Quadrilheiro de Junho. Mandem o(s) nome(s) do(s) candidato(s) em comentários endereçados a este post. Os cinco mais votados disputarão a final na enquete.
A coluna tem certeza de que o timaço de comentaristas saberá agir com o já conhecido espírito cívico e o habitual discernimento.
17/06/2011
 às 18:46 \ Direto ao Ponto

A lista dos 76 deputados que votaram contra a instituição da roubalheira secreta e a trinca que preferiu equilibrar-se em cima do muro

A coluna divulgou nesta quinta-feira a relação dos 272 deputados que aprovaram a medida provisória que institui a roubalheira secreta e sem risco de cadeia na gastança com as obras da Copa do Mundo e da Olimpíada. Conheça agora, na seção O País quer Saber, a trinca que ficou em cima do muro e confira a lista dos 76 parlamentares que votaram contra o que até o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, considerou “escandalosamente absurdo”. Outros 160 pais-da-pátria nem deram as caras no plenário da Câmara.
16/06/2011
 às 18:55 \ Direto ao Ponto

Veja a lista dos 272 deputados que aprovaram a ladroagem secreta, sem vigilância e sem risco de cadeia

A lista dos 272 deputados federais que aprovaram a ladroagem secreta, sem vigilância e sem risco de cadeia na gastança com a Copa do Mundo e a Olimpíada está na seção O País quer Saber. Todos merecem ficar para sempre na mira do país que presta. Guardem os nomes, amigos. No dia em que o Brasil recuperar a vergonha, vários deles serão declinados em voz alta pelos carcereiros na hora da contagem dos presos.
16/06/2011
 às 13:31 \ Direto ao Ponto

O deputado do caso da cueca dolarizada foi o redator da afronta que mantém em segredo a ladroagem sem camburão

O relator da medida provisória que institui a ladroagem sem camburão na gastança com a Copa do Mundo e a Olimpíada, aprovada pela Câmara por 272 votos contra 76, é mais que um verso que rima com a noite dos charlatães. José Nobre Guimarães, deputado federal do PT do Ceará, é também irmão de José Genoíno. O parentesco talvez fosse o item mais vistoso do prontuário se não tivesse existido o caso dos dólares na cueca.
Em julho de 2005, no clímax do escândalo do mensalão, a Polícia Federal prendeu no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o cearense José Adalberto Vieira da Silva, que tentava embarcar para Fortaleza com R$ 200 mil em uma valise e US$ 100 mil na cueca. Vieira da Silva contou que era assessor parlamentar do então deputado estadual José Nobre Guimarães e garantiu que juntara a fortuna com a venda de verduras no Ceagesp, maior centro de distribuição de alimentos da América Latina.
Interrogado na cadeia, desmentiu a farsa do verdureiro rico e manteve os vínculos com o destinatário da bolada. O chefe escapou da prisão, livrou-se do assessor trapalhão, elegeu-se deputado federal e renovou o mandato em outubro. Não poderia haver alguém mais qualificado para o posto de relator da malandragem que pretende legalizar a roubalheira sem risco de cadeia. O irmão do ex-presidente do PT sabe que, no Brasil, sempre se pode piorar o que já está péssimo.
Horas antes da votação, o deputado do caso da cueca retocou o texto para sofisticar a blindagem dos ladrões amigos. A versão aprovada permite ao governo manter em segredo os orçamentos das obras relativas à Copa e aos Jogos Olímpicos. Se quiser, poderá repassar as cifras ao Tribunal de Contas da União. Mas o TCU está proibido de divulgá-las. Os quadrilheiros devem ter achado insuficiente o  salvo-conduto para a bandalheira bilionária. E exigiram o direito de esconder dos brasileiros o tamanho do roubo.
Se o país continuar paralisado pela mansidão bovina, o Senado avalizará o crime cometido pela Câmara com o cinismo de praxe: aquilo é um viveiro de josenobreguimarães. O Brasil do PT e do PMDB já não teme exibir a face horrível.

Nenhum comentário: