quarta-feira, 22 de junho de 2011

CHICO BUARQUE - " MULHER SEM ORIFÍCIO"


 
21/06/2011 - 19:45


 


Música

Música nova de Chico Buarque traz o pior verso da MPB

Incensado como "gênio" e "melhor letrista da música brasileira", o compositor agora responde também pelo verso "Amar uma mulher sem orifício".

Divulgada nesta semana na internet, a música Querido Diário traz o pior verso da MPB no século XXI: "Amar uma mulher sem orifício". Incensado como "gênio" e "melhor letrista da música brasileira", o autor do verso é Chico Buarque. A escorregada foi tão feia que quase causa o efeito conhecido como vergonha alheia - aquele misto de compaixão e constrangimento que as pessoas sentem por alguém que foi flagrado numa situação ridícula. Quase.
A gama de sentidos de "Amar uma mulher sem orifício" vai de "cultivar um amor platônico" a "desejar uma mulher frígida". Alguma coisa por aí. Mas havia um desafio. Dois versos atrás, encontra-se a palavra "sacrifício". E esses poetas, o que eles não fazem por uma rima... Lá se foram as vergonhas da moça, e surgiu essa aflitiva "mulher sem orifício". Pô, Chico. Não podia ser só uma "mulher difícil"?
Querido Diário fará parte de Chico, disco que se encontra em pré-venda na internet a 29,90 reais. Quem o adquirir agora o receberá em 22 de julho. Segundo anunciado, o álbum tem participação de João Bosco, em Sinhá; de Thais Gulin, em Se Eu Soubesse; e de Wilson das Neves, em Sou Eu (de Chico e Ivan Lins). Sua ideia é celebrar o blues, a bossa, e o samba. Celebrar a poesia - bem, fica para a próxima.
Confira a letra de Querido Diário:
"Hoje topei com alguns conhecidos meus/ me dão bom dia cheios de carinho/ dizem pra eu ter muita luz, ficar com Deus/ eles têm pena de eu viver sozinho. Hoje a cidade acordou toda em contramão/ Homens com raiva, buzinas, sirenes, estardalhaço/ De volta a casa na rua/ Recolhi um cão/ Que de hora em hora me arranca um pedaço/ Hoje pensei em ter religião/ De alguma ovelha, talvez, fazer sacrifício/ Por uma estátua ter adoração/ Amar uma mulher/ Sem orifício/ Hoje afinal conheci o amor/ E era o amor uma obscura trama/ Não bato nela, não bato/ Nem com uma flor/ Mas se ela chora/ Desejo me inflama/ Hoje o inimigo feliz veio me espreitar/ Armou tocaia lá na curva do rio/ Trouxe um porrete e um porreta pode me quebrar/ Mas eu não quebro não/ Por que sou macio, viu?"


6 comentários:

Anônimo disse...

O nobre sr.Mobraun, gostei do seu blogger, mas essa do Chico Buarque tú não foi feliz, a não ser que sua ESTÁTUA TENHA ORIFÍCIO (captou?)“Por uma ESTÁTUA ter adoração/ Amar uma mulher/ SEM ORIFÍCIO/...” ainda não captou?ESTÁTUA = SEM ORIFÍCIO e/ou SEM ORIFÍCIO = ESTÁTUA...

Óbvio Ululante disse...

Prezados estávamos falando de religião portanto:

Mulher sem orifício = Virgem Maria

Anônimo disse...

Essa gente é mesmo muito burra. Não perceberam que a mulher sem orifício é a famosa virgem cristã, mãe de Jesus? É uma metonímia, pessoal, neste caso,orifício por virgindade. Lembram-se? Substituir uma palavra por outra com a qual mantenha relação...
E Chico dá uma aula de contemporaneidade, pois fala desse fundamentalismo cristão que grassa pelo país e ameaça nossos ainda esboçados contornos civilizatórios.

Anônimo disse...

o que dizem acima está correto, porém é um verso deveras infeliz (y)

adibê disse...

Nós só estamos divinamente vivos por causa dos orifícios. Através deles, falamos, cheiramos, escutamos, nos alimentamos, eliminamos toxinas, suamos, transamos, NASCEMOS!!!
Toda religião é essencialmente maravilhosa. Mas TODAS tem suas imbecilidades (eufemisticamente falando): o judeu, com seus holocaustos; o cristão, com sua idolatria e etc.
Quem comete imbecilidades como essas merece um cutucãozinho. O que Chico magistralmente fez.

Anônimo disse...

Vejam o significado provável.
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/compreendendo-%E2%80%9Ca-mulher-sem-orificio%E2%80%9D-de-chico-buarque-ou-esse-nem-tao-obscuro-objeto-da-interpretacao/