sexta-feira, 27 de maio de 2011

VOO 447


27/05/2011

-

12h56


Veja em flash como foi a queda do voo 447






 










DE SÃO PAULO





Quase dois anos após a queda do avião da Air France que fazia o voo 447, entre o dia 31 de maio e 1º de junho de 2009, o BEA (Birô de Investigações e Análises) --órgão do governo francês responsável pela investigação do acidente-- divulgou os primeiros dados registrados nas caixas-pretas.


Folhapress


Saiba como foram os últimos minutos do voo 447

Igor Gielow: Ainda há dúvidas a responder

Queda do voo Rio-Paris durou 3 minutos e 22 segundos

'Não estou entendendo mais nada', disse piloto do 447

Airbus diz que relatório do voo 447 é 'significante'

Sondas falharam no voo 447, diz Air France

Equipes resgataram mais 29 corpos do voo 447

Veja fotos do resgate dos destroços do avião

Leia cobertura completa sobre o voo 447


As informações indicam que os pilotos fizeram um desvio na rota inicial para tentar escapar de uma área de tempestade, mas acabaram enfrentando problemas logo em seguida. A velocidade do avião, medida pelas sondas Pitot, apresentou falhas.


Segundo o BEA, o relatório descreve "de maneira factual a sequência dos acontecimentos que levaram ao acidente, e apresenta fatos novos estabelecidos". As primeiras análises definitivas serão apresentadas somente no fim de julho.


"Só depois de um trabalho longo e minucioso de investigação é que as causas do acidente serão determinadas e as recomendações de segurança serão emitidas, o que é a principal missão do BEA", informou o órgão.


REPORTAGENS


O anúncio do BEA ocorre após pressão feita pela imprensa internacional na última semana, quando foram publicadas reportagens com especulações sobre as causas do acidente.


Após o resgate das caixas-pretas e a confirmação de que os dados do voo poderiam ser lidos, os investigadores franceses haviam informado que a análise do material duraria meses.


O jornal francês "Le Figaro" informou que a análise preliminar das caixas-pretas do Airbus apontava para um erro dos pilotos como motivo do acidente. O BEA desmentiu as informações, mas resolveu antecipar a divulgação dos primeiros dados recuperados.


No domingo (22), a revista alemã "Der Spiegel" noticiou que o avião sofreu uma parada súbita provocada por gelo acumulado nas sondas de velocidade Pitot e que o comandante do voo, Marc Dubois, não estava na cabine na hora do acidente. O sindicato de pilotos da Air France rechaçou as reportagens.

Nenhum comentário: