quinta-feira, 10 de março de 2011

AGRADEÇA POR TUDO

Zen é o que você tem

Ao agradecer o que você tem, o universo conspira a seu favor para amenizar sua angústia e ansiedade



IstoÉ




Pierre Schürmann
Filho mais velho da primeira família brasileira a dar uma volta ao mundo de veleiro, é amante da vida simples







Quando achei que minha vida estava estabilizada, fui surpreendido por uma grande mudança não programada. Meus filhos de 16 e 19 anos, que até então moravam com a mãe (minha ex) nos Estados Unidos, decidiram que queriam morar comigo no Brasil.


Minha primeira reação foi de espanto. Afinal, embora tivesse contato constante com eles, eu e Fernanda (minha esposa) não estávamos preparados para receber dois adolescentes em casa. Aliás, nem a casa onde estávamos acomodaria todos e tivemos de mudar em menos de trinta dias.

Se essa mudança tivesse acontecido há alguns anos, certamente teria me estressado e preocupado muito. Não é fácil ter de se adequar a mudanças não planejadas que lhe colocam involuntariamente em situações em que nunca viveu.


Mas, inevitavelmente, não importa o quanto planeje a sua vida, às vezes as coisas não vão acontecer do jeito que pensou.

Nesses momentos, você tem dois caminhos.

O primeiro é se perguntar “por que eu?” e ligar para seus amigos e familiares reclamando e se lastimando de seu destino. Enfiar a cabeça na areia e assumir que não há nada que esteja tão mal que não possa piorar. Confesso a você que, por muitos anos, esta foi minha atitude diante de muitos de meus desafios. Em mais de uma ocasião, cheguei a questionar o que tinha feito em minha vida passada para merecer tal Karma.


O outro caminho, muito mais difícil no começo, é o da gratidão. Significa aceitar e agradecer seu momento, a oportunidade (que nem sempre conseguimos enxergar) que a situação nos traz e, quando lhe perguntarem como vão as coisas, dizer “vão bem”. Ao agradecer o que você tem, o universo conspira a seu favor para amenizar sua angústia e ansiedade. Seu inconsciente, esta fantástica máquina de criação da “realidade”, vai trabalhar para que consiga ver o lado bom do momento. Como consequência, vai notar que ficará mais Zen.


Como quase tudo que vale a pena ser feito na vida, essa mudança de atitude não é nada fácil. A vantagem é que você não precisa estar em crise para começar. Você pode começar agradecendo tudo que já tem em sua vida hoje mesmo. E verá que sua atitude vai mudar aos poucos. Seu chefe está lhe incomodando hoje? Agradeça que tem emprego. Teve um resfriado e ficou de cama? Agradeça que seu corpo tem os anticorpos para lhe curar.


Não pense que será fácil! Na sociedade ocidental, nascemos programados para reclamar. Mudar isso requer muita reprogramação consciente. E os resultados não são imediatos. Mas, se você já fez exercícios físicos a fim de melhorar seu estado físico, sabe bem do que estou falando. É pior no começo, mas melhora com o tempo.


Poder reagir positivamente às coisas que acontecem na sua vida é provavelmente uma das mais árduas e gratificantes mudanças que pode fazer.

Se tudo que se leva desta vida é a vida que a gente leva, cabe a você aprender a agradecer à parte que nos dão neste palco. Assim, quando as cortinas se fecharem, terá certeza que sua vida foi um espetáculo. 


 



Nenhum comentário: