quarta-feira, 30 de março de 2011

Deixem a hipocrisia de lado e matem logo Kadafi se puderem. Ou: os desastrados





30/03/2011
às 17:50
Deixem a hipocrisia de lado e matem logo Kadafi se puderem. Ou: os desastrados

Em algum momento, Muamar Kadafi vai ter de cair, não é?, ou caem em desgraça nada menos do que Barack Obama, Nicolas Sarkozy e até o aprendiz David Cameron. Mas o coronel está dando um trabalho danado! Assim como a Casa Branca parecia desinformada sobre o estado da arte nos países árabes, parece evidente que trabalha com dados um tanto imprecisos sobre a guerra. Mesmo com a chuva de bombas e mísseis, as forças do ditador resistem e… avançam!

Ontem, representantes da coalizão se reuniram e discutiram, entre outros assuntos, um asilo possível para Kadafi. Hoje, sabe-se que os rebeldes tiveram de recuar de Bin Kawwad, Ras Lanuf, Brega e, neste momento, consta, lutam para tentar manter o controle de Ajdabiya, de onde a população foge apavorada. Essas cidades todas haviam sido retomadas pelos rebeldes depois que as impotências ocidentais começaram a bombardear as forças de Kadafi.

O que está em curso na Líbia é uma guerra civil, e os países ocidentais resolveram tomar partido, tentando destruir um lado para que o outro avance. Isso, obviamente, nada tem a ver com a proteção a civis nem caracteriza aplicação da zona de exclusão área. Ontem, enfiando um tantinho mais o pé na lama, Obama acenou com o envio de armas aos adversários de Kadafi. Segundo a incrível resolução da ONU — aquele tal “fazer o que for necessário” (?) —, também essas armas serviriam para… proteger civis!!! É, queridos, na era Obama, enviar armas a uma facção já armada, em guerra, tem o objetivo de proteger vidas!!!

Kadafi tem de sair, exige Obama, embora esse não seja, assegura, o objetivo da intervenção. Então é o objetivo de quem? Ora, de Obama! O curioso é que nem George W. Bush, o Satã de plantão, estabeleceu essa relação com Saddam Hussein. Foi bater às portas do Congresso para defender: “Saddam tem de sair”. E obteve a devida autorização para isso. Obama, esse demiurgo da nova era, estabeleceu uma espécie de meta subjetiva, pessoal, que dispensa o endosso do Congresso.

Franceses e ingleses já estão defendendo uma interpretação ainda mais larga da resolução, enviando também tropas terrestres para a Líbia. Aí, creio, a Rússia iria reagir com mais dureza. Hipocritamente, já está criticando os países ocidentais, acusando-os, o que é fato, de ir muito além da proteção a civis e da zona de exclusão. O fato é que conhecia a resolução e preferiu se abster. Quanto mais os EUA estiverem desmoralizados, melhor para Rússia e China.

Matar Kadafi
Se Kadafi não for traído pelos seus, há o risco de a guerra ser travada mesmo em Trípoli, e aí Deus tenha piedade dos… civis! Ou a inteligência militar dos aliados tente armar uma operação para fazer outra coisa que a resolução também não prevê: matar Kadafi num ataque cirúrgico. A vitória militar estaria garantida, embora se consolidasse uma derrota moral, com a constatação de que a resolução da ONU era uma pantomima.

Al Qaeda e Hezbollah
Mundo afora, no Brasil também, fez-se de conta que um comandante da Otan não afirmou aquilo que afirmou: há sinais de que a Al Qaeda e o Hezbollah estejam atuando entre os rebeldes líbios. Como essa informação embaralha a narrativa dos bandidos e mocinhos, então é melhor escondê-la. Estando certo o tal comandante, que deve saber do que fala, é a essa gente que Obama pensa enviar armamento pesado. Muitos diziam que ele inauguraria uma nova era no mundo. É, aquelas pessoas não deixavam de ter razão…
Por Reinaldo Azevedo
VEJA



Nenhum comentário: