quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

VISITE TODOS OS MUSEUS DO MUNDO, ATRAVÉS DESTE SITE ABAIXO!

http://www.googleartproject.com/museums/altesnational




Cientistas explicam como tom amarelo de Van Gogh virou marrom

Cientistas descobriram uma reação química que fez com que os intensos amarelos das obras do pintor holandês Vincent van Gogh se tornassem marrons, afirma um estudo publicado nos Estados Unidos.


Cientistas explicam como tom amarelo de Van Gogh virou marrom.jpg
Reação quíjavascript:void(0)mica alterou tonalidade das cores usadas em quadros do pintor Van Gogh (foto), explica análise científica



Testes com um ultrassensível raio X microscópico revelaram uma reação química desencadeada pela luz do sol, que causa o desaparecimento do amarelo, informa o trabalho publicado no jornal "Analytical Chemistry".

"Este tipo de pesquisa de vanguarda é crucial para avançarmos em nossa compreensão de como as pinturas envelhecem e como devem ser conservadas para as futuras gerações", disse Ella Hendriks, do Museu Van Gogh de Amsterdã.

Os estudos realizados no síncrotron de Grenoble, na França, mostraram uma redução do cromo "especialmente notável na presença de compostos químicos que contêm bário e sulfeto".

Esta observação levou os cientistas a acreditar que a técnica de Van Gogh de mesclar pintura branca e amarela pode ser a causa do escurecimento de seus amarelos, diz o estudo.

O trabalho foi liderado por Koen Janssens, da Universidade de Amberes (Bélgica). A química italiana Letizia Monico dirigiu os experimentos, enquanto cientistas da Itália, França e Holanda também formaram parte da equipe.

DA FRANCE PRESSE
O QUARTO, de Vincent Van Gogh

Nenhum comentário: