sábado, 26 de fevereiro de 2011

GADDAFI, ASSASSINO E LADRÃO!!!


26/02/2011 - 06h25
Gaddafi depositou 3 bilhões de libras em Londres na última semana, diz jornal

Grande Jamahiriya Árabe Popular da Líbia



* Capital: Trípoli
* Superfície: 1.775.500 km2
* População: 5,6 milhões (2002): árabes líbios: 97%; berberes africanos e turcos: 3%
* Governo: ditadura militar, desde 1969, com o coronel Kadafi
* O país é rico em petróleo e gás natural
* Língua: árabe
* Religião: islâmica: 97%; outras 3%
* Mortalidade infantil: 28% (1995 - 2000)
* Analfabetismo: 20,2% (2000)



DA EFE

O líder líbio, Muammar Gaddafi, depositou em segredo na última semana 3 bilhões de libras (US$ 4,8 bilhões) em Mayfair, elegante bairro londrino conhecido por seus gerentes de fundos privados.

A informação foi divulgada neste sábado (26) pelo diário britânico "The Times", indicando que o ditador líbio usou os serviços de um intermediário radicado na Suíça que há cinco semanas contatou outra firma dedicada à gestão de patrimônios, mas que esta não aceitou a incumbência ao ter ciência da origem dos fundos.

O diretor-executivo desta última firma declarou ao "The Times" que o intermediário suíço tinha dito que queria investir 3 bilhões de libras em nome de uma família líbia, dinheiro supostamente destinado a comprar ações de companhias.

"Eu disse 'não' a ele porque não me sinto bem lidando com tiranos assassinos com sangue nas mãos", explicou o gerente de fundos contatado.

O intermediário então buscou outra firma que aceitasse realizar o trabalho.

Essa revelação, diz o periódico, confirma os temores de que Gaddafi, cujo regime de 42 anos vem sendo alvo de protestos, tirou fundos da Líbia para depositá-los em contas secretas em diferentes partes do mundo.

Enquanto isso, o Tesouro britânico tenta rastrear os ativos do coronel no Reino Unido, que segunda a previsão incluem bilhões de dólares em contas bancárias, propriedades comerciais e uma casa em Londres avaliada em cerca de 12 milhões de euros (US$ 16,5 milhões).

O governo suíço, por sua vez, ordenou na sexta-feira que seus bancos congelem todos os ativos pertencentes ao coronel Gaddafi e a outras 28 pessoas, incluindo a esposa, os filhos do ditador, outros familiares e autoridades do regime.

Nenhum comentário: