terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Conheça programas que auxiliam a remover arquivos duplicados no PC

Softwares também identificam pontos de restauração criados pelo Windows.
Deixe sua dúvida ou sugestão na área de comentários.







Ronaldo Prass




Especial para o G1*







Fazer um “faxina” no disco rígido do computador em busca de arquivos que estejam redundantes é uma tarefa dispendiosa, que requer paciência. A prática é semelhante à arrumação de um armário. Você precisa checar cada item e reorganizá-los para facilitar a localização. Além disso, geralmente, um boa varredura e remoção de arquivos desnecessários libera um bom espaço no HD ou, pelo menos, auxilia a colocá-los em ordem.


A coluna de hoje apresenta dois programas para o sistema operacional Windows (XP, Vista, Seven), com a finalidade de pesquisar e identificar todos os tipos de arquivos que possam estar duplicados no HD. Além de permitir que o usuário faça a remoção dos dados indesejados, também é possível identificar pontos de restauração criados pelo Windows para que, em caso de instabilidade, o sistema possa ser restaurado pelo aplicativo.


Músicas repetidas
Para verificar se você está com músicas repetidas, um programa interessante é o Similarity. Através dele, é possível pesquisar em todo o HD ou em uma pasta específica. Após marcar a opção de local para que o programa faça a busca, clique no botão semelhante a de um player com a opção marcada em Find duplicates.


Similarity é programa que identifica arquivos de áudio duplicados (Foto: Reprodução)Similarity é programa que identifica arquivos de áudio duplicados (Foto: Reprodução)

 

Após a varredura, o programa irá exibir quais músicas foram encontradas em duplicidade. Mesmo que o programa encontre arquivos idênticos, mas com qualidades diferentes, é possível identificá-los e remover os que você escolher.


Arquivos duplicados identificados pelo programa Similarity (Foto: Reprodução)Arquivos duplicados identificados pelo programa Similarity (Foto: Reprodução)

O Similarity suporta os principais formatos de arquivo de áudio (MP3, AAC, M4A, WMA, OGG, WAV, FLAC, MACACO, WV e MPC). É possível pesquisar em outros computadores que tenha os diretórios compartilhados. Mas vale salientar que o recurso de pesquisa em rede encontra-se no estágio de beta, o que pode ocasionar travamentos ou pesquisas imprecisas. Para remover os arquivos que estão sobrando, basta clicar sobre ele com o botão direito do mouse e ir na opção Delete.


Qualquer formato de arquivo

Evitar o acúmulo de arquivos desnecessários é uma prática que não se restringe apenas a arquivos de áudio, imagens, textos, instaladores de programas. Quando redundantes, podem ocupar um espaço enorme em seu HD. Para verificar a existência de arquivos em qualquer formato, o programa ideal é o Auslogics Duplicate File Finder. Ele tem funcionalidades semelhantes às disponíveis no Similarity, porém abrangente a arquivos de qualquer extensão.


Auslogics Duplicate File Finder é programa que identifica diversos formatos de arquivos duplicados (Foto: Reprodução)Auslogics Duplicate File Finder é programa que identifica diversos formatos de arquivos duplicados (Foto: Reprodução)

Após definir o tipo de arquivo que o programa deverá verificar, clique em Pesquisar. O processo de verificação varia conforme o tamanho da pasta pesquisada, assim como a quantidade de arquivos avaliados. Ao término da verificação, o programa irá exibir uma listagem e será através dela que o usuário poderá selecionar os arquivos para remoção.


Arquivos duplicados identificados pelo Auslogics Duplicate File Finder (Foto: Reprodução)Arquivos duplicados identificados pelo Auslogics Duplicate File Finder (Foto: Reprodução)

Além de fazer a verificação e listagem dos arquivos que estão sobrando, também é possível identificar os pontos de restauração do Windows, assim como os backups existentes através do Centro de Recuperação. Para esse funcionalidade, o usuário deverá ter criado previamente os arquivos de segurança.


Centro de recuperação da Auslogics, é uma funcionalidade oferecida para facilitar manutenção de arquivos (Foto: Reprodução)Centro de recuperação da Auslogics, é uma funcionalidade oferecida para facilitar manutenção de arquivos (Foto: Reprodução)

A vantagem do Auslogics Duplicate File Finder em relação ao Similarity deve-se ao fato de possuir suporte de idioma português e não se restringir a apenas um tipo de arquivo.



* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.


Nenhum comentário: