quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

ROBSON MARINHO, EX-PREFEITO DE S.J. DOS CAMPOS/SP E AS PROPINAS DA ALSTOM



Ministro do TCE-SP e mais 10 têm sigilo quebrado
Robson Marinho é suspeito de ter recebido propinas da empres Alstom; promotores afirmam não ter dúvidas sobre recursos de origem ilegal
28 de dezembro de 2010 | 23h 09


Fausto Macedo / SÃO PAULO - O Estado de S.Paulo

A juíza Maria Gabriela Pavlópoulos Spaolonzi, da 13.ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, decretou a quebra do sigilo bancário e fiscal do conselheiro Robson Marinho, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele está sob suspeita de ter recebido propinas da empresa francesa Alstom. A decisão judicial, de 3 de novembro, é extensiva a outras dez pessoas físicas e a uma empresa e atende a ação cautelar do Ministério Público estadual.

Promotores suíços e brasileiros informam que não têm mais dúvidas de que Marinho mantém recursos de origem ilegal em Genebra. Para as remessas de valores teria sido usado um esquema de lavagem por meio de várias empresas de fachada offshore. Uma delas, Higgins Finance, era controlada pelo próprio conselheiro do TCE.

Marinho foi chefe da Casa Civil do governo do Estado entre 1995 e abril de 1997. Ele integra a 2.ª Câmara do TCE.

Os promotores suíços Maria Schnebli e Stefan Lenz estão de posse de documentos que mostram a movimentação financeira de Marinho. Há documentos remetidos pelos bancos suíços ao Ministério Público da Confederação Suíça assinados por Marinho e pela mulher dele. O conselheiro nega possuir ativos na Suíça. O Ministério Público apurou que o dinheiro saía da França para a Suíça ou Luxemburgo, por meio de laranjas, e depois era entregue para Marinho e outras pessoas, em Genebra.

"As investigações revelam que, de forma efetiva, altos valores foram desembolsados pelas empresas Alstom-Cegelec e trilharam por caminhos obscuros e fraudulentos até as contas de agentes políticos, funcionários do governo e terceiras empresas a eles diretamente relacionadas", assinalou a juíza.

Em decisão de sete páginas, a juíza cita comunicações da procuradoria da Suíça que apontam envolvimento "na prática criminosa" de ex-funcionários de pelo menos três companhias de economia mista controladas pelo governo do Estado de São Paulo – Metrô, Eletropaulo e Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica. "Os documentos sugerem grave comprometimento do patrimônio e interesse administrativo por práticas ímprobas."

A juíza é taxativa ao analisar as investigações da Suíça. "Apuraram que as empresas da Alstom prometeram comissões em porcentual a incidir sobre o valor dos contratos a serem aqui celebrados", analisou. "Comissões que, de acordo com o investigado, chegaram a contas de agentes e funcionários políticos, mediante a intervenção de terceiros e empresas denominadas offshore."

Por meio de nota, a Alstom observou que não comenta processos em curso. "A Alstom é uma empresa ética, que se baseia em regras sólidas, reforçadas regularmente, a fim de observar estritamente as legislações e normas de aplicação em todo o mundo."

Marinho não se manifesta porque o processo corre em segredo de Justiça. O promotor Silvio Marques, da força-tarefa sobre o caso Alstom, não se pronunciou. Ele está na França, onde realiza curso de doutorado na Universidade Paris 1 Pantheon-Sorbonne.


COMENTÁRIO:-
Sr. Robson Riedel Marinho, o cursinho de Madureza do Prof. Duílio Panziera, em S. José dos Campos/SP, ensinou-lhe a ser expert em maracutaias?
Acredito que não!
É indole usurária mesmo., merece ser penalizado com o rigor da lei, se não fôr utopia da minha parte, aceditar que a Justiça brasileira vai-lhe ser aplicada. Esperemos para ver!
Alvaro Pedro Neves Pereira

Um comentário:

tony e Isolete Mendes disse...

Robson,eu te conheço bem.Vc foi o pior prefeito que minha cidade já teve.Mas vc falava muito em moralidade,lembra?
Sua batata está assando,espere e verá.Eu confio nessa justiça tarda,tarda mas um dia vem.
Sai ou não sai essa cpi da assembleia?